Caminho Empreendedor! O making of da palestra. Ou trinta dicas para o seu caminho empreendedor. :)

Falar sobre o que já passamos é sempre muito legal. Vale como uma reflexão, vale como uma das mais puras formas de aprendizado. Refletir, repensar, e tomar ação. Tive a oportunidade de participar de um evento sobre empreendedorismo.

E foi também um caminho desenvolver a palestra que apresentei no evento. Quero contar aqui o processo do convite até o dia da apresentação. 🙂

O CEONerds é um evento que junta muitos profissionais do Brasil ligados em ações de empreendedorismo e tecnologia. Muitos fazem parte da chamada comunidade ágil, uma galera que busca formas de otimizar fluxo de trabalhos e formar times que funcionam em alto desempenho, com alta qualidade e sempre ouvindo e conversando com clientes, buscando formas de entregar mais e mais resultados. Qualidade de vida, e qualidade do trabalho sendo desenvolvido é uma regra. Excelência técnica. Se você curte esta área, deixo a dica do material que estou desenvolvendo, da Cultura de Agilidade.

niveis-neurologicos-pnlE muito deste aprendizado dos Métodos Ágeis, eu consegui levar para o meu dia a dia, e para desenvolver o meu ritmo de funcionamento. O meu estilo de vida. Conseguindo entender muito do que faço e por qual motivo eu faço. E com isto entender propósito, quem estou ajudando, e que resultados estou gerando.

Com isto, permitindo aprendizado, permitindo a reflexão, que já falei no início do passado. Deste processo surgiu o VivaSeuTempo. O VivaSeuTempo Ele também surgiu nos meus aprendizados com Programação Neurolinguística. Eu consegui no aprendizado da PNL entender melhor meus comportamentos.

IMG_1739Eu acabei  montando a palestra para o CEONerds usando uma estratégia de Níveis Neurológicos, pensando em ambiente, comportamento, capacidades, crenças e chegando a tal identidade. Para guiar o meu processo de criação, usei um mapa mental para pensar a respeito da palestra.

Muitas vezes eu paro por aí, mas como queria fazer um screencast e a palestra iria durar mais que 15 minutos, preferi colocar alguns slides para apoiar o processo. Eu acabo usando essa ferramenta, os mapas mentais, como uma forma essenciais

Ia colocar uma lista de referências mas parece que ficou mais parecido com dicas.

Então seguem 30 (trinta!) dicas para o caminho empreendedor, que eu acabei tirando da minha palestra. 🙂

  1. Henry Mintzberg. Esse cara é fera. O livro Managing dele é um excelente ponto de partida. Deixo um vídeo dele sobre a educação de gestores.
  2. Rede. Osvaldo Oliveira e coisas que aconteceram em casas que acolheram iniciativas e ainda ajudam conexões a serem criadas nos seus grupos online, como Laboriosa89 e Casa Liberdade.
  3. Conhecer a sua comunidade. Aqui vale Sebrae, portais como Startupi, até comunidades Locais como EmpreendeDojo Porto Alegre.
  4. Medo. Aqui vale uma referência para Seth Godin e um podcast dele muito interessante.
  5. Excelência Técnica. Se você pretende trabalhar com tecnologia, seja um desenvolvedor de software. Se desenvolva. Conheça mais a respeito. Vai ser mais fácil organizar times e entender o trabalho que precisa ser feito. E se a sua solução técnica, seja leve. Funcione na nuvem, como o Bruno Souza também fala nas palestras e também focou no CEONerds.
  6. Aprender sempre, buscar este processo de forma constante e quebrar paradigmas para o aprendizado. E saber que silenciar também é uma forma de buscar aprendizado dentro de nós mesmos.
  7. Incubadoras, Aceleradoras, conhecer o ambiente de empreendedorismo e quem pode ajudar.
  8. Experimentos. O livro Lean Startup trabalha bastante com isto, mas já conhecemos este processo desde o ciclo de Shewhart, do famoso PDCA. E aqui não é o PDCA Comedy (Prometa depois corra atrás). 🙂 Cuidado sempre com as ações e como validar se chegamos no resultado. E mantenha a qualidade, a consistência.
  9. Falhar o mais rápido possível, é o aprendizado que mais tenho com os métodos ágeis. E saber seguir em frente! Também, ganhar ferramentas para poder melhorar continuamente. É o que consigo com as retrospectivas. E também conseguindo evitar processos de culpa.
  10. Tim Ferriss e o Four Hour Work Week. O foco aqui é definir lifestyle, estilo de vida. É o que foquei no capítulo gratuito do #VivaSeuTempo. Já leu?
  11. Foco, manter o foco é algo bem complicado. Aí fica a dica de aprender a priorizar melhor suas ações, seja com técnicas como GTD (Getting Things Done) ou Songdoros!
  12. Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia. O resumo da história é ser aprendiz, trabalhar muito humildade e descobrir formas diferentes de aprender e de conhecer um conteúdo.
  13. Domenico de Masi, Ócio Criativo e a forma de ver o que acontece no mundo do  trabalho ao nosso redor.
  14. Galera da 37Signals / BaseCamp. Leia os livros Rework, Remote e Getting Real (esse tem online e em português).
  15. Ricardo Semler, The Seven Day Weekend é um dos livros mais legais que já li. E deixo um diferente de referência: Escola sem sala de aula. Tem um vídeo do Semler com o Mintzberg que é fera, também em cima do processo de gerentes e a atividade de gerenciar. Deixo como referência também.
  16. Basquete. Eu acredito muito em esportes como referências com o dia a dia. Falei sobre Basquete e também falei sobre tênis, no pensamento do jogo interno. Sobre o sistema triângulo, tem um post meu no Rising Stars Basketball.
  17. UncleBob, sobre o desenvolvedor profissional. Aí a dica dos livros Clean Code e o livro Clean Coder.
  18. Ritmo Sustentável e processos de desenvolvimento de consistência no trabalho que realizamos. Exemplo escrever um post por dia, não importa, o ponto até conseguir organizar disciplina para alcançar seus objetivos.
  19. Ron Jeffries e as diversas disciplinas do eXtreme Programming.
  20. Chip Conley, que conheci lendo o Delivering Happiness, é uma busca de conhecimento muito legal. Eu deixo aqui um artigo e um vídeo dele. E fica ligado porque em breve sai um post sobre como tenho usado estas pirâmides dele no meu dia a dia.
  21. Sobre novos fluxos, deixo dicas do livro $100 Startup e o Thank You Economy. Pense sobre seu próximo projeto. Teste novos fluxos.
  22. AC/DC. It’s a long way to the top, if you wanna Rock n’ Roll.
  23. Yoda, com as frases “Do or do not… there’s no try” e “May the force be with you”.
  24. Business Model Canvas. Conhecer a ferramenta é muito legal para poder pensar sobre novos negócios e até mesmo sobre a sua carreira.
  25. Pensar a respeito do seu fluxo financeiro. E principalmente conseguir baixar os custos e a carga que você tem. Se hoje você ganha um salário e não consegue fazer sobrar dinheiro, cuidado ao se jogar em uma vida com ganhos variáveis. Você deve estar preparado para ter um mês com ZERO de faturamento. Crie espaço para suportar as falhas e espaços de escassez do mercado.
  26. Valorizar as jornadas é algo que não podemos esquecer. Lembrar de cada passo do caminho só valoriza as chegadas e os pontos de parada na verdade, já que estamos sempre em busca.
  27. A importância do primeiro passo é um post que fiz que diz muito sobre o sair da sua zona de conforto e buscar a criação de uma nova.
  28. Se mantenha positivo. Tenha o sorriso interno sempre.
  29. De vez em quando, ou se possível sempre, leia e aprenda coisas diferentes. Novas experiências. Leia poemas.
  30. Não tenha medo de mudar, de abandonar. E a melhor forma de conseguir fazer isto é estar preparado para mudar. Seja um eterno aprendiz. Crie formas e estratégias para nunca deixar de aprender.

Se você perdeu essa palestra, se cadastra no CEONerds para novas oportunidades!  E para fechar, terminamos com AC/DC. Se você preferir tem uma versão acústica com o Billy Corgan tocando. 🙂

— Daniel Wildt (mantenha recebendo dicas e novidades pela minha lista)

4 thoughts on “Caminho Empreendedor! O making of da palestra. Ou trinta dicas para o seu caminho empreendedor. :)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s