Songdoro! Ganhe tempo ouvindo música!

Eu trabalhei muito tempo usando a Pomodoro Technique com um timer de cozinha. Tem quem prefira o bom e velho tomatinho do site do Pomodoro ou ainda quem procure modelos diferentes, como se pode achar no Deal Extreme.

Fiz um primeiro post sobre o Songdoro em Janeiro de 2010. Foi um post em inglês. A técnica foi desenvolvida no final de 2009 e publicada neste mesmo blog.

Como começou?

Estava em um treinamento de Metodologias Ágeis em 2009, falando sobre produtividade e foco, e expliquei sobre o uso do Pomodoro. Aí um dos alunos comentou sobre como ele conseguiu fazer um colega focar em uma atividade, fazendo o mesmo ouvir um CD completo. O tal CD demoraria perto dos 30mins. Ramones!

Acabou que a pessoa conseguiu fazer a atividade completa neste período, e conforme depoimento, demoraria umas duas horas sem este “foco”. Eu acabo usando o Pomodoro/Songdoro para focar e também para evitar a perda de foco. Começo buscando um assunto para estudo e quando vejo tenho 40 abas abertas no navegador. Nenhuma do assunto original. A técnica me dá um bom apoio para permitir que fique no máximo 30mins “perdido”.

Juntando a ideia da ouvir música com uma outra ideia foi o que deu todo o diferencial. Eu sempre fui aficcionado por montar playlists. Durante toda a minha vida eu fazia a montagem de mix tapes, com músicas gravadas em uma determinada ordem. Toda fita tinha um motivo. Era uma festa, era uma pessoa, era um motivo e cada música tinha um motivo para estar ali. Depois dos K7 foi a vez de montar playlists usando CDs. A coisa se perdeu de vista quando começaram os CDs com MP3. Aí sinceramente era “arrastar e soltar” as músicas da pasta para dentro e deixar no modo shuffle. Agora com o songdoro, volto a montar playlists.

Tá, mas e as músicas, é só colocar uma playlist de 25mins do pomodoro e era isto?

Quase.

A minha irmã tinha começado a correr usando NikePlus, no final de 2009. Um dia ela me contou como o uso de uma PowerSong ajudou ela a terminar uma corrida. Eu me perdi no “power song” e pedi para ela explicar.

Basicamente no aplicativo NikePlus era possível configurar uma música de energia. Uma música que conseguia tirar o cansaço e te levar para um outro tipo de pensamento. Uma música que permitia fazer acontecer. Então sempre que necessário se poderia puxar esta música durante uma corrida. E nesta história, minha irmã puxou a música no sprint final, e usou para seguir a motivação até o final do percurso.

Então eu juntei tudo, tomate para cá, música para lá, powersongs, músicas para “descansar” e cheguei no conceito do SongDoro.

Você vai montar uma playlist, vai dar um nome para ela. Toda playlist vai ter um objetivo, um conjunto de músicas, uma ordem, sim, principalmente uma ordem.

Montamos uma playlist com 25mins de música. Ou o mais próximo disto. Que é o tempo do ciclo do pomodoro. As duas últimas músicas destes 25mins serão power songs que você vai elencar da sua coleção. Ajudando justamente no fechamento do ciclo. E antes de iniciar um novo ciclo, tem o break de 5mins. Em muitos songdoros que monto, a minha música de break é Harvest Moon, do Neil Young.  De resto as regras são as mesmas do Pomodoro Technique. Quatro ciclos permitem um break maior de 30mins. Devemos evitar ser interrompidos durante o processo, o que sempre é bem complicado. É um desafio e que vai nos ajudar a ter blocos de produtividade.

E lembre, sempre! O negócio é se divertir. Use a técnica quando ela fizer sentido.

Ah… tempos depois eu entrei nessa também de correr e usar o NikePlus para mapear. Posso falar que é bem divertido. E eu posso falar também que eu uso SongDoros para correr. Treinos de 30mins (25+5). Alias, minha meta é correr 5Kms em um ciclo de 25mins. Ainda estou buscando esta meta.

Para fechar, quer ver como é um songdoro? Olha este aí que eu montei lá no 8tracks. Se você por acaso resolver montar seus por lá, adicione a tag #songdoro para a gente poder se achar! E motivar outras pessoas!

Se você quer ver mais conteúdo sobre gestão de tempo, dá uma olhada neste material que venho desenvolvendo chamado Viva Seu Tempo.

10 thoughts on “Songdoro! Ganhe tempo ouvindo música!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s