Qual vai ser o seu próximo projeto?

Em um áudio que ouvi do Seth Godin, ele questiona qual vai ser o próximo projeto a ser trabalhado. E eu fiquei me questionando se conseguimos viver nossas vidas em projetos ou se vivemos em processos. Ou ciclos, simplesmente.

Se é como projetos, o grande ponto é pensar em qual será o nosso próximo objetivo a ser alcançado. E organizar este objetivo como um projeto, quebrando atividades e fazendo acontecer.

Apesar de eu não conseguir simplesmente quebrar e fazer. Antes de virar um projeto, precisa se tornar uma causa. Eu noto que cada vez me dedico menos em projetos que não estão ligados ao que considero minhas causas. Ou ao invés de causa, podemos usar a palavra arte? Sobre as formas de como nos mostramos ao mundo? Sobre as nossas especialidades, sobre as formas como podemos ajudar outras pessoas. Sobre o valor que somos capazes de prover aos que estão acompanhando o nosso caminho. Nossa comunidade.

E uma questão de apostar, arriscar, ou simplesmente testar? Quebrar ciclos para começar, pode ser um bom termo. O processo de evolução e melhoria ao invés de simplesmente viver no piloto automático. Certamente nós mudamos e melhoramos, mas e se estivéssemos percebendo as mudanças? Será que algo diferente aconteceria? Temos a chance de guiar melhor o processo ao invés de simplesmente sermos levados. A minha experiência mostra grande diferença quando estamos vivendo as experiências percebendo os detalhes. Percebendo os aprendizados. Focado no resultado que queremos alcançar.

O fato é: temos a chance de criar. Tentar. Testar. Errar. Validar. Adaptar. Aprender. Tentar novamente… isto não deixa de ser um ciclo, mas de algum modo muda o foco. Estamos constantemente atrás de aprendizado.

Mas Daniel… será que temos capacidade de tentar algo diferente?

Sugestão: faça algo pequeno. Que tal um projeto de uma semana? Ganhar uma nova habilidade? Ou simplesmente ter uma nova experiência?

Um projeto tem objetivo, início e fim. Tarefas menores que quebramos para poder chegar no objetivo maior. Um processo não possui um fim claro, é algo em constante adaptação e atualização, sempre com novas descobertas e ações. Fazemos quase que como uma rotina. E sendo uma rotina, temos a necessidade de melhorar constantemente para não cair na frustração.

Qual será o seu próximo projeto?🙂

Sobre o áudio que falei do Seth Godin, você pode acessar ele no SoundCloud.

— Daniel Wildt (mais novidades na minha lista)

One thought on “Qual vai ser o seu próximo projeto?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s