Quer que desenhe? Sim! :)

Facilitação gráfica parece algo estilo ficção científica. Você fala e muitas vezes nem sabe o que vai falar, e simplesmente tem uma pessoa que está capturando seus pensamentos e colocando no papel, ou em um quadro.

A primeira experiência real que tive com o assunto foi em um evento na Casa Liberdade, falando sobre Business Model Canvas enquanto Felipe Freitag “desenhava” meus pensamentos. Ao final da palestra vieram me perguntar o que eu estava usando para fazer as transições dos slides, que ficaram perfeitas. Parecia que foram feitos na hora. E aí eu apontei para o Felipe, que abriu o famoso sorriso e mostrou o iPad e a Apple TV que ajudou seus traços chegarem até a TV. Os slides criados na hora foram parar no SlideShare.🙂

Ainda com o Felipe fizemos um workshop Da Visão à Produção, eu na voz e ele com as canetas, e foi show de bola. Uma experiência muito legal para quem participou.

Com o Thiago Esser não foi diferente. Em um treinamento que fizemos recentemente o Thiago começou a brincar no quadro e simplesmente capturou 4 horas de explanações minhas em um esquema muito show. E bem legal para quem gosta de Histórias de Usuários.

Esses profissionais atuam com uma das formas de expressar conhecimento, Visual Thinking. Já escrevi sobre o assunto no Blog, mas é que esse assunto merece mais atenção. Pode ser um mapa mental para explorar uma ideia. Entendo que os empreendedores no seu caminho também deveriam passar por uma rodada de aprendizado e experimentação com Visual Thinking.

— Daniel Wildt (faça parte do meu clube)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s