Porque você não deve testar seu software!

Dia 23/agosto tenho uma palestra no evento do Grupo de Usuários de Teste de Software do RS. O evento ocorre em Porto Alegre, na PUC-RS a partir das 19h15min.

Depois complemento este post com um resultado da palestra, mas de imediato deixo o resumo da palestra:

O objetivo é mostrar todos os benefícios de não testar software. Ao melhor estilo “dilbert”, ir contra as práticas, que acabam sendo uma forma diferente de refletir e aprender um determinado assunto. Falar dos “benefícios”🙂 de se não testar e não se preocupar com a qualidade do seu software. E principalmente toda a emoção que estas práticas irão trazer para o dia a dia do seu time. Tudo isto através de uma reflexão coletiva com a platéia.

Convido a todos para irem assistir esta palestra e participar de todas atividades da noite do GUTS-RS.

UPDATE!

Claro que a palestra foi uma “tirada” sobre equipes e profissionais que ainda acreditam que são muito bons e que testes, automação e outras técnicas para garantir qualidade não se aplica a eles. E também para empresas que consideram os processos de teste como algo “inútil”.

Fora histórias que vivi no passado de empresas que vendiam seus serviços ao mercado com ou sem testes. Até projetei nos slides o que seria esta empresa que “consegue” fazer entrega sem testes.🙂

Depois comecei a puxar aspectos de algumas metodologias ágeis e trazer algumas reações que já vi equipes e pessoas terem a respeito das práticas e sua associação com processos de teste e de garantia da qualidade.

A mensagem no final, é sempre lembrarmos que o processo de testes deve ser uma atividade de prevenção. Nunca de reação. Que o modo de medição do profissional de testes, não pode ser atrelado a quantidade de defeitos que a pessoa acha. E sim a qualidade que este profissional consegue adicionar na sua equipe de trabalho. O quanto ele consegue fazer funcionalidades passarem por todo o ciclo de trabalho e chegarem a produção de uma forma mais consistente. Pareamento com analistas, desenvolvedores, foco total na criação de conhecimento.

Fecho o post com a apresentação realizada hoje.

2 thoughts on “Porque você não deve testar seu software!

  1. Muito boa a palestra ontem !! Soube usar de várias imagens (engraçadas ou não) para tomar a atenção do pessoal que lotou a sala 516 do prédio 32 da PUC !!

    Esperamos mais eventos desses..

    Aquele abraço..

    Eduardo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s