No livro Lean Startup se chega em um momento que o Eric Ries fala:
Não se pode trocar qualidade por tempo — Eric Ries
You cannot trade quality for time — Eric Ries
Parece simples, parece tranquilo, mas não é.
Qualidade é disciplina.
Para você manter sua caixa de emails zerada é preciso disciplina. Para você fazer algo acontecer e manter acontecendo, é preciso ritmo, e não só a disciplina.
Quero dizer que não adianta ler emails a cada 5 minutos a fim de manter a caixa de emails vazia. Você certamente tem tarefas mais importantes do que ler emails, que é na verdade uma rotina do seu dia.
Precisamos fazer ações extras, como por exemplo ter um ritmo semanal para revisar os filtros existentes, a ponto de se definir se novos filtros são necessários, e deixar de fazer parte de listas de emails que não conseguimos dar a devida atenção. E também acertar a comunicação com as pessoas que fazem contato com você. Definir que urgências são tratadas por telefone e não por email. Tudo isto ajuda a construir este ritmo de funcionamento.
Qualidade e ritmo, vão estar sempre próximos. Para manter a qualidade no trabalho que realizamos, precisamos ter um ritmo de trabalho sem excessos. Não podemos nos permitir horas extras todos os dias. Isto vai nos colocar em um ciclo de pequenas falhas, que vai nos levar a perder qualidade. E a consequência é perder o ritmo de funcionamento e nossa clareza sobre o que precisa ser feito.
Assim como um time busca descobrir qual a sua capacidade de trabalho, precisamos descobrir a nossa capacidade produtiva para conseguir manter a qualidade. Encontrar os nossos “melhores momentos” do dia para produzir, para fazer acontecer.
Consistência é a palavra.
E ah, a dica do livro do Eric Ries é legal, se você quer conhecer mais sobre o mundo das Startups.
— Daniel Wildt (todos os dias mantendo a regularidade 🙂 – assine a minha lista para outras dicas)
Um pensamento sobre “Qualidade e ritmo”