Apresentar sem slides ou com slides, ou fazer um mapa mental?

Palestra de MVP no GUDay 2012 da SUCESU-RS.
Palestra de MVP no GUDay 2012 da SUCESU-RS.

Me perguntaram quando foi que eu tinha começado a fazer apresentações usando mapas mentais. Fiz isto em eventos que participei neste ano, como TDC 2014 Porto Alegre e Agile Brazil 2014.

Bom, eu comecei a pensar e bem lembrei que foi já na época que buscava gravar minhas palestras sempre que possível.

E aí lembrei do GUDay de 2012! Então na prática faz algum tempo que venho me apresentando usando esta “estratégia”.

Vamos para a história.🙂

Em outubro de 2012, fiz uma palestra sobre MVP (Minimum Viable Product), Mobilidade, Plataformas, Métodos Ágeis, vários assuntos legais. E neste dia eu tinha escolhido que iria fazer uma apresentação sem slides. Montei uma lista de tópicos.

Estava tudo certo. Só que quando o Cassio Bobsin estava palestrando no início do evento, fazendo o keynote, eu comecei a pensar em outros assuntos para puxar na palestra de MVP. E aí puxei uma folha e comecei a relacionar estes itens. Estava usando um mapa mental, usando como base M (Mínimo), V (Viável), P (Produto) e vendo o que surgia a partir destas ideias iniciais. Vi que a coisa estava ficando legal. Então puxei uma nova folha, canetas coloridas e comecei novamente.

Depois de alguns minutos o mapa mental tinha trazido uma linha de raciocínio completa do que eu iria falar na palestra. Para completar postei uma foto no instagram, e resolvi usar a mesma foto projetada no meu horário da palestra, para quem estava ali assistindo pudesse acompanhar meu raciocínio. Eram muitos tópicos e tudo aquilo tinha que fechar em uma palestra curta. O vídeo total tem 6mins e 12segs, então acho que consegui o objetivo.🙂

Olha o vídeo aí:

Depois desta vez, sempre tenho parado para montar minhas palestras pensando em algum esquema. E ultimamente tenho tido até apoios para montar esquemas um pouco diferentes, como neste caso com o Thiago Esser puxando as palestras com Visual Thinking, realmente indo para um outro nível.

Ah, você pode acompanhar outras palestras minhas neste formato de mapa mental pelo instagram.com/dwildt. Tem uma hashtag #dwildt_talk que pode ajudar para filtrar.

6 thoughts on “Apresentar sem slides ou com slides, ou fazer um mapa mental?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s