Nenhum passo é tão importante quanto o primeiro. Ele deve ser firme, forte e com direção. O primeiro passo serve para fixar o foco no que é realmente importante.
O que está por trás do primeiro passo? Um sonho, um plano, um medo. E mais que tudo isto, a possibilidade de sair da inércia. É possível deixar um sonho no seu casulo. Se constrói assim um local calmo, com ausência de falhas. Só é preciso lembrar que é um local sem nenhum ensinamento e evolução. E que a realidade está no aqui, agora.
E o primeiro passo está aí para ensinar, para nos ajudar em um processo contínuo de aprendizado. Neste sentido, não dá para dizer que o primeiro passo é um acerto, porque ele não é certeza de nada. Ele na verdade tem muito mais chance de ser uma falha do que ser um acerto. Independente do resultado, o primeiro passo é uma oportunidade única de aprendizado.
O que é preciso saber para se dar o tão esperado primeiro passo?
Não é preciso saber onde exatamente se quer chegar. É preciso querer experimentar. E criar um ritmo para saber a hora de refletir e tomar ação de seguir, mudar de direção ou até voltar atrás.
O mais importante do primeiro passo? É sair do “um dia vou fazer” para o “fiz e estou aprendendo”. É libertador. E dele é que se toma a decisão de seguir nos próximos passos, ou buscar um novo caminho, mas com uma certeza: de ter feito algo a respeito.
— Daniel Wildt (autor do #VivaSeuTempo)
Extras:
1) Em abril de 2014, eu tomei a decisão de aprender a tocar bateria. No início de novembro de 2014, fiz minha primeira apresentação ao vivo. É o que pode acontecer depois de um primeiro passo. 🙂
2) Um texto que pode ajudar é um que escrevi em Maio de 2014: “Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida. Bora?“.
3) Qual vai ser o seu primeiro passo? Enviar uma mensagem para mim ou para alguém que você precisa ativar da sua rede de apoio pode ser o seu primeiro passo. 🙂
Estou iniciando na áerea, e suas dicas tem ajudado muito.
Legal Leandro!
Parabéns pelo post muito bom!!!