A importância do primeiro passo

Nenhum passo é tão importante quanto o primeiro. Ele deve ser firme, forte e com direção. O primeiro passo serve para fixar o foco no que é realmente importante.

O que está por trás do primeiro passo? Um sonho, um plano, um medo. E mais que tudo isto, a possibilidade de sair da inércia. É possível deixar um sonho no seu casulo. Se constrói assim um local calmo, com ausência de falhas. Só é preciso lembrar que é um local sem nenhum ensinamento e evolução. E que a realidade está no aqui, agora.

E o primeiro passo está aí para ensinar, para nos ajudar em um processo contínuo de aprendizado. Neste sentido, não dá para dizer que o primeiro passo é um acerto, porque ele não é certeza de nada. Ele na verdade tem muito mais chance de ser uma falha do que ser um acerto. Independente do resultado, o primeiro passo é uma oportunidade única de aprendizado.

O que é preciso saber para se dar o tão esperado primeiro passo?
Não é preciso saber onde exatamente se quer chegar. É preciso querer experimentar. E criar um ritmo para saber a hora de refletir e tomar ação de seguir, mudar de direção ou até voltar atrás.

O mais importante do primeiro passo? É sair do “um dia vou fazer” para o “fiz e estou aprendendo”. É libertador. E dele é que se toma a decisão de seguir nos próximos passos, ou buscar um novo caminho, mas com uma certeza: de ter feito algo a respeito.

— Daniel Wildt (autor do #VivaSeuTempo)

Extras:

1) Em abril de 2014, eu tomei a decisão de aprender a tocar bateria. No início de novembro de 2014, fiz minha primeira apresentação ao vivo. É o que pode acontecer depois de um primeiro passo.🙂

2) Um texto que pode ajudar é um que escrevi em Maio de 2014: “Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida. Bora?“.

3) Qual vai ser o seu primeiro passo? Responder este post com um comentário ou uma mensagem para mim, pode ser o seu primeiro passo.🙂

7 thoughts on “A importância do primeiro passo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s