E se der algum problema com os slides?

Tive um professor que um dia esqueceu o livro. E ele não conseguiu dar aula. Fui em uma palestra e aí faltou luz. E a pessoa não conseguiu seguir. Estas duas situações sempre me levaram a ter uma grande crença: o conteúdo que eu ensino precisa ser prático.

E o motivo é simples.

A partir do momento que o assunto é prático, ele vem de memórias somadas com emoções e contexto. São histórias para serem contadas, interações e descobertas. E com isto,  entregas e resultados são apresentados.

Eu gosto montar palestras começando com um mapa mental, e isto já vem como prática de algum tempo. Muitas vezes a palestra vai do início ao fim somente com o mapa mental mas não é uma regra. Preciso me organizar conforme a demanda e contexto. Muitas vezes usarei slides para conectar com uma determinada platéia. De todo modo, a palestra vai ter saído de um exercício de mapa mental.

Eu dei aula em graduação durante 7 anos, e para diversas aulas tinha slides de apoio. Depois de um tempo passei a fazer estruturas no quadro branco, e deixava os slides como material extra para os alunos. Dentro da sala de aula os mapas mentais também apareciam.

Tente você por aí. E se você tem dúvidas sobre como montar um mapa mental, lembre sempre, são informações conectadas em informações, vindo de um assunto central. Uma forma de praticar é você escolher uma palestra do TED por exemplo, e tentar mapear as ideias apresentadas.

E claro, esta é uma das formas de mapear e estruturar conhecimento de forma diferente da simplesmente escrita. O assunto Visual Thinking já foi assunto aqui. Para fechar este post, deixo referência de amigos que admiro muito, e um dos motivos é pela forma de estruturar conteúdo:

E se puder dar uma dica “internacional”, é do cara que montou as ilustrações do livro Rework por exemplo, Mike Rohde. E também veja outros posts relacionados ao assunto de mapa mental no blog.

— Daniel Wildt (assine meu canal do youtube)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s