E se der algum problema com os slides?

Tive um professor que um dia esqueceu o livro. E ele não conseguiu dar aula. Fui em uma palestra e aí faltou luz. E a pessoa não conseguiu seguir. Estas duas situações sempre me levaram a ter uma grande crença: o conteúdo que eu ensino precisa ser prático.

E o motivo é simples.

A partir do momento que o assunto é prático, ele vem de memórias somadas com emoções e contexto. São histórias para serem contadas, interações e descobertas. E com isto,  entregas e resultados são apresentados.

Eu gosto montar palestras começando com um mapa mental, e isto já vem como prática de algum tempo. Muitas vezes a palestra vai do início ao fim somente com o mapa mental mas não é uma regra. Preciso me organizar conforme a demanda e contexto. Muitas vezes usarei slides para conectar com uma determinada platéia. De todo modo, a palestra vai ter saído de um exercício de mapa mental.

Eu dei aula em graduação durante 7 anos, e para diversas aulas tinha slides de apoio. Depois de um tempo passei a fazer estruturas no quadro branco, e deixava os slides como material extra para os alunos. Dentro da sala de aula os mapas mentais também apareciam.

Tente você por aí. E se você tem dúvidas sobre como montar um mapa mental, lembre sempre, são informações conectadas em informações, vindo de um assunto central. Uma forma de praticar é você escolher uma palestra do TED por exemplo, e tentar mapear as ideias apresentadas.

E claro, esta é uma das formas de mapear e estruturar conhecimento de forma diferente da simplesmente escrita. O assunto Visual Thinking já foi assunto aqui. Para fechar este post, deixo referência de amigos que admiro muito, e um dos motivos é pela forma de estruturar conteúdo:

E se puder dar uma dica “internacional”, é do cara que montou as ilustrações do livro Rework por exemplo, Mike Rohde. E também veja outros posts relacionados ao assunto de mapa mental no blog.

— Daniel Wildt (assine meu canal do youtube)

Um pensamento sobre “E se der algum problema com os slides?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s