Três dicas na produção de conteúdo!

Eu tenho estudado mais e mais sobre marketing e sobre processos de criação de conteúdo. Eu quero criar conteúdo que tenha valor para quem me acompanha nos blogs que escrevo e redes sociais. Separei três dicas.

1) Tenha um ritmo de publicação e momentos para reflexão!

Eu já fiz alguns testes no passado, de publicar um post por dia, mas naquela ocasião a publicação se tornou uma obrigação e não foi legal. Acabei depois deste processo ficando sem publicar coisas por mais de um mês. Depois comecei a retomar e vi que poderia publicar a cada três dias, mas de vez em quando eu falhava. Eu não tinha um ritmo. E este ritmo é igual ao que temos no nosso dia a dia de trabalho, onde queremos entregar valor para quem trabalha conosco.

O que comecei a notar não era que eu simplesmente falhava em publicar conteúdo novo. Eu não tinha tempo!🙂 Só que não existe isto de não termos tempo. Existe não priorizarmos. E neste caso eu estava tirando do meu dia um momento de validar os meus aprendizados. Do que adianta aprender, aplicar se não é possível refletir sobre o que se aprendeu, sobre o que se aplicou e entender as relações deste aprendizado com outras áreas da nossa vida?

Em 2013 eu comecei a tocar alguns projetos de escrita mais contínua. Fiz um livro de poemas (baixe gratuito). E junto com este comecei a montar material para um outro livro, sobre estilo de vida, gestão de tempo e outros assuntos que me ajudam muito a tocar a minha vida.

Na metade do mês de abril, mais exatamente dia 17 de abril, eu comecei a publicar conteúdo no blog novamente, mas o que acontece de diferente agora é que desde o ano passado, eu criei um espaço no meu dia para pensar sobre meus aprendizados ou sobre novas sacadas de coisas que aprendi em dias anteriores e que “fizeram sentido” agora. O que tem feito a diferença é ter criado este momento de reflexão, onde eu ganho a chance de escrever.

E importante! Não é necessário ter este momento de publicação todos os dias. Você pode em uma hora de espaço de escrita fazer três ou quatro posts sobre assuntos de interesse, e usar a função de agendamento do blog para fazer os posts entrarem em datas e horários que sejam de acordo com o ritmo que você quer criar.🙂

2) Crie conteúdo de valor, alinhado com o seu posicionamento nas redes sociais

Cada rede social tem um objetivo. Você precisa se posicionar e entender como quer estar em cada canal. Seu público espera isto. Se você quer compartilhar vídeos engraçados, seu público vai buscar o seu conteúdo por isto, justamente porque você pode ser reconhecido por compartilhar vídeos realmente engraçados.

Existem alguns aplicativos, exemplo Klout,  que ajudam a entender onde estamos sendo relevantes, com base no feedback que temos do nosso público. São aplicativos que ajudam a criar uma noção sobre quais assuntos estão sendo mais úteis para publicação no contexto em que estamos. Aqui uma palavra muito importante, criar contexto. E com isto quero dizer que você não precisa ficar fixo em determinados assuntos. Justamente publicar coisas diferentes pode ajudar a fazer novas conexões e ter mais pessoas tendo acesso ao conteúdo que é gerado.

Sobre o criar conteúdo de valor, aqui vai de você publicar apresentações que tem feito, e de entregar assuntos que são do interesse do público. Mande o seu melhor, não seja superficial quando publicar conteúdo. O fato de você publicar algum segredo, não faz o seu público fugir de algum treinamento que esteja sendo oferecido. Justamente acontece o contrário. As pessoas se interessam e querem participar de ações que você faz parte. Acho que o ponto aqui é não ter medo de inovar. E não ter medo de testar o conteúdo do que pode se tornar um curso novo ou um novo livro ou algum artigo mais aprofundado.

A criação de conteúdo de valor também está relacionado ao processo de produção do conteúdo. O estilo de apresentações que usamos, as características visuais, tudo isto faz parte deste processo. E não tenha dúvidas, para melhorar a apresentação e o conteúdo, precisamos praticar, receber feedbacks, e tentar estratégias diferentes.

3) Teste o uso de vídeos! 

Ter conteúdo em vídeo ajuda a criar relacionamento com a comunidade que assiste você. Eu estou tendo a oportunidade de gravar alguns vídeos e eles tem me ajudado e muito a conhecer mais do mercado. Um dos vídeos que fiz sobre desenvolvimento de modelos de negócios tiveram acessos bem legais e esta ação me ajudou a criar oportunidades de palestras e entrevistas por aí.

Então não tem jeito, temos que praticar e buscar capacitação para a criação e edição de vídeos. Isto vai desde canais como Wistia com dicas muito legais para montar a iluminação para gravação.

Resumindo!?

Eu pretendo fazer um post por dia aqui no blog, incluindo finais de semana, com alguma coisa que aprendi, e espero que este conteúdo seja de interesse seu.

O mais importante é que estarei testando mídias e estratégias diferentes para ver qual forma de conteúdo pode ser mais efetiva. Vou acabar indicando para você outros canais que escrevo, mas pode ter certeza. Aqui sempre vai ter conteúdo novo ou conteúdo que eu acabei lendo novamente e que vejo como valiosa a releitura.

Pedido! E se você tem interesse que eu publique sobre algum determinado assunto, pode deixar um comentário por aqui ou fazer contato por alguma rede social, que certamente vou mandar minha opinião e dicas, se o assunto em questão estiver no meu posicionamento, claro.🙂

— Daniel Wildt

4 thoughts on “Três dicas na produção de conteúdo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s