Uma das coisas que tenho “notado” no meu processo de criação de apresentações, é que nomalmente tenho começado com um mapa mental. Em alguns casos o mapa mental vira a própria palestra. Foi assim por exemplo no GU Day, em que fui fazer uma palestra curta sobre cultura de aprendizado e desenvolvimento de times de alto desempenho.
Acabou que fiz a palestra sem usar slides, tendo o mapa mental como um guia para os assuntos que queria tratar durante o papo com os participantes do evento. Se você quer curtir a palestra mesmo, ela está disponível no meu canal do YouTube.

Usei esta mesma estratégia em um outro evento, onde fui palestrar sobre Agilidade, explorando um pouco os valores e a própria cultura ágil. O ponto é que toda a apresentação roda em volta do assunto central, e vou encontrando outros assuntos importantes de serem tratados. O principal é lá nas folhas finais do mapa mental, onde vamos encontrar as dicas reais a serem passadas para os participantes.
Agora, se você quer montar slides, tem algumas dicas para leituras a serem feitas. Fiz um vídeo sobre isto faz um tempo, passando algumas dicas, que já deixo para vocês além deste vídeo alguns autores e artigos que podem ser de interesse. Tem um post mais antigo sobre isto também.
Olha artigos e sites legais para você conhecer:
- Presentation Zen: conheça mais sobre Garr Reynolds e dicas muito legais que ele possui.
- Lessig Method: muito legal quando queremos ser rápidos apresentando informações. Usei um pouco disto na minha apresentação sobre basquete. Veja o próprio Lessig em ação.
- Guy Kawasaki: se você está montando pitch para o seu produto ou serviço, uma boa estratégia é usar o conceito de 10-20-30. 10 slides, 20 minutos máximo de papo, e fonte de no mínimo tamanho 30. Veja esta talk do próprio Guy sobre o assunto.
- Brandy Agerbeck: aqui dica para você ver formas de mostrar informações de forma visual. Veja uma TEDx Talk dela.
2 pensamentos sobre “Quer montar apresentações melhores?”