Qual é o custo da inovação?

Em uma das tirinhas de domingo do Dilbert, apareceu uma sobre inovação, com uma forma bem interessante de motivar as pessoas a participarem de ideias para novos produtos. De forma algumas as ideias foram “reprimidas” e o ambiente era propício para as pessoas poderem ser humildes e respeitadas.🙂

Bom, vamos ao foco do post. O grande problema que eu vejo em ideias que surgem dentro de uma equipe é o processo de evolução ou morte destas.

Muitas empresas, dependendo da sua estrutura e/ou cultura, vão ter ideias que morrem por falta de ação da gerência, como já ouvi em um evento anos atrás. Quer dizer, devido a outras 1000 coisas que a gerência precisa fazer ou entregar, uma ideia positiva e legal nem terá a chance de evoluir. Nem de ser experimentada. E ninguém nem tem a chance de sentir peso na consciência, já que a ideia não está no plano de desempenho anual.:-/

Eu prefiro pensar que uma ideia perde seu valor porque a equipe como um todo deixou de acreditar nela. E que uma ideia mantém o seu valor em virtude de ações que a equipe realiza. É a chance de uma evolução mais democrática.

Ainda assim, isto não é garantia de nada.

Muitas vezes a equipe está lotada de trabalho e de tarefas que precisam ser realizadas, não restando tempo para a equipe trabalhar em novas visões ou simplesmente seguir uma ideia que é reconhecida pela equipe como boa. Muitas vezes as equipes voltam para os momentos de “loucura” e se esquecem que a melhor coisa que elas podem fazer é manter um ritmo saudável para evolução dos produtos, com qualidade constante.

Por isto, mesmo em uma equipe aberta a inovação é preciso ter algum tipo de método ou controle ou restrição para garantir que vai existir um balanceamento no que é feito em produtos existentes e novos produtos.

Este tipo de investimento pode ser medido, tanto o investimento como o retorno do que é feito.

O que se quer então?

a) Formas de testar as ideias para se ter visão pós feedback do mercado sobre a sua validade.
b) Restrições que ajudem as ideias a serem lançadas e mantidas. E que principalmente ajudem a equipe a não perder o foco.

Lembre-se. Ideias podem surgir como forma de ajudar um produto a ganhar consistência, como forma de se testar tecnicamente alguma tecnologia, ou simplesmente para testar um mercado que não se conhece.

Pode ajudar uma empresa a desenvolver seu nome pelo mercado de tecnologia.

E também pode prejudicar uma empresa. Parecia fácil né? Mas não é… qualquer tipo de lançamento deve ser feito com responsabilidade e sem perder foco na qualidade. Ela não é opcional. E portanto seus experimentos devem mostrar que o caminho está correto. Os experimentos devem ser responsáveis por mostrar o respeito e mostrar que uma ideia merece mais persistência e apoio.

3 thoughts on “Qual é o custo da inovação?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s