Sete perguntas para organizar ações – O 5W2H!

#VivaSeuTempoQuando alguém começa a pensar em uma ação, uma meta, um objetivo, e tenho a chance de ajudar, começo a querer questionar algumas coisas. O objetivo é para ajudar a pessoa a conhecer mais daquela ação e entender quais são as restrições. Eu adoro restrições. Entendo que elas nos ajudam a ter mais visibilidade e nos ajudam a perceber melhor os riscos envolvidos. Aqui vou mostrar como faço uso do 5W2H, uma série de perguntas que são muito úteis. Acompanhe!

Quem? (Who)

Eu começo perguntando quem vai fazer a atividade? Quero entender aqui quem está no controle. Não adianta termos um objetivo que dependa totalmente de outras pessoas, afinal de contas quais as chances de alcançarmos? Será que é um objetivo nosso mesmo? Indo ainda nesta linha, podemos pensar em quem precisa saber sobre esta atividade e qual o envolvimento da pessoa. Se é alguém para ser consultado, informado, ou responsável também pela ação.

O que? (What)

Aqui chega a hora de ser bem específico. De mostrar o que se quer alcançar. Se você quer algo medido em quantidade, seja específico de quanto quer. Se é um percentual de melhoria, o quanto quer melhorar. O ponto aqui é lançar a meta que se quer alcançar.

Porque? (Why)

Qual o propósito desta ação? Porque estamos fazendo ela? Aqui chegou a hora de questionar propósito, de questionar validade desta ação perante outras. Aqui seria a chance de dizer não ainda para o objetivo ou verificar que é melhor delegar ele para outra pessoa mais interessada no assunto em questão. Agora, se é você que vai fazer, entender porque está fazendo. Isto vai ajudar no processo de motivação.

Quando? (When) 

Qualquer dia ou um dia não é uma opção. Pense a respeito de quando você quer ter esta ação concluída. Esta data vai servir para garantir que você está dando a atenção necessária para esta ação, ou pelo menos vai permitir um momento de aprendizado, para que você possa revisar e planejar novamente. Outro ponto de atenção aqui é pensar na data para iniciar a ação. Deixar para a última hora não é uma opção legal também.

Onde? (Where)

Esta ação precisa ser feita em um local específico? Isto pode envolver custos ou preparação antecipada. Parece uma pergunta “boba” mas ela é muito importante. Eu vou palestrar no TDC 2014 em Florianópolis (\o/). Preciso entender que ao pensar na ação de montar a palestra do evento, que vai ser em Florianópolis, preciso pensar em custos de viagem, hospedagem e outras questões necessárias para eu poder chegar lá.

Como? (How)

Agora chegou a hora de detalhar mais a ação, para entender como ela vai ser alcançada. Apesar de ter uma ideia do plano de ação completo, lembre que a primeira ação é a mais importante. Então lembre de ter uma data para iniciar o seu plano de ação. E lembre que a primeira ação é a mais importante de todas. Ela vai fazer você sair da inércia. E vai te ajudar a entender os próximos passos. Ah, o plano pode mudar durante o caminho, isto é natural quando você acaba aprendendo coisas novas e ganha novas perspectivas sobre a ação que está buscando.

Quanto custa? (How Much)

Para executar esta ação quais os custos envolvidos? Este levantamento pode ajudar a entender da viabilidade da ação. Ainda pode ajudar a planejar compras necessárias. Exemplo, compras de passagem de avião, precisamos entender custos e até ajudar no plano de ação (How) para entender quando precisamos fazer esta tarefa.

Resumindo? 

O 5W2H é show!🙂

Use no seu dia a dia e tenha objetivos mais claros definidos. Boa diversão!

3 thoughts on “Sete perguntas para organizar ações – O 5W2H!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s