No sábado 14/junho palestrei sobre desenvolvimento de modelos de negócios usando a técnica do Business Model Canvas (BMC). Durante a apresentação não usei slides, mas o pessoal estava achando que eu estava usando alguma técnica com slides automáticos. 🙂
Na verdade era uma pessoa, o Felipe Freitag, um “Visual Thinker“. 🙂
Enquanto eu fui apresentando a palestra e conversando sobre o funcionamento do Business Model Canvas, o Felipe foi montando representações de apoio ao que era apresentado. Falamos sobre empreendedorismo, modelos de negócio, sobre pivot mas de uma forma bem objetiva.
Todo o processo do Felipe é estruturar o pensamento conforme as ideias vão sendo apresentadas, partindo de um processo macro para os detalhes conforme eles se apresentam. A ideia de que uma imagem vale mais que 1000 palavras pode ser verdadeira sim. 🙂
O fato é que cada vez mais estamos nos permitindo usar técnicas mais informais e efetivas para demonstrar conhecimento. Ao invés de ter apenas documentos extensos para documentar reuniões e ideias, estamos usando mapas mentais e diagramas de contexto para apoiar e basear o pensamento. Com isto, até o detalhamento de ideias vai se tornar mais simples.
E entra em ação outra estratégia que é montar visualmente o que está sendo falado e discutido. Este é o conceito do Visual Thinking ou Knowledge Visualisation. Meu primeiro contato com o assunto foi através de palestras da série RSA Animate. Diagramas não estruturados.
Para conhecer mais deste tipo de assunto, deixo aqui várias referências:
- Matéria sobre negócio formado no mercado brasileiro
- Livro de Mike Rohde sobre Sketchbook que é famoso pelas ilustrações no livro ReWork. Ainda sobre o Mike, aqui tem um post dele falando sobre o processo de ilustração do livro.
- Palestra do Daniel Pink sobre motivação, em uma visão “desenhada” pelo pessoal da RSA.
- Até o Rafinha Bastos já brincou com o conceito Draw my life.
- Artigo The art of data visualization.
- Nancy Duarte e post sobre Visual Thinking revolution. Fica a dica de livro também da Nancy, chamado Resonate.
- Brandy Agerbeck e o site show de bola, loosetooth. Veja também a TEDx talk dela!
Então é isso. Na próxima vez que você for tomar notas de uma palestra, faça um desenho! 🙂
3 pensamentos sobre “Desenhando modelos de negócio! Conhece Visual Thinking?”