Não é difícil perguntar para amigos como está o trabalho e receber como resposta “correria”. E eu já respondi assim muitas vezes. Quais as consequências no meu caso? Explico.
Quando eu respondia correria, eu acabava tendo alguns “comportamentos”, por exemplo:
- Não parava para almoçar.
- Dificilmente aproveitava para tomar Sol no intervalo de almoço.
- Quando parava para almoçar, não deixava a minha mesa. Quer dizer, só para pagar a tele-entrega.
- Dormia pouco. E achava isso o máximo, como se estivesse aproveitando mais minha vida.
- Me alimentava mal. Culpa da correria.
- Interrupção? Nada me parava. Só a chegada da tele-entrega. 🙂
Digamos que isso não me ajudou muito no longo prazo. Quer dizer, eu aprendi diferentes técnicas e desenvolvi uma cultura de apreciar as paradas e criar contexto. Acabei desenvolvendo cursos sobre o assunto e até um livro para poder aceitar as pequenas paradas que o nosso dia proporciona e ajudar outras pessoas a seguir no mesmo caminho.
Eu estava lendo um artigo na inc.com tempos atrás e lá se falava sobre diferentes motivos para o estresse no ambiente de trabalho. E puxa, se o trabalho não pode ser foco das pessoas por algumas horas seguidas, temos que buscar formas de identificar o que é que está “parando” o time.
O trabalho pode ser intenso mas ele não precisa nos tirar do eixo. Intensidade é diferente de “correria”. Então coloco um outro conjunto de dicas que podem ajudar o seu processo diário. E que me ajudam. Veja:
- Respire. Respire fundo. De novo. Perceba que você respira. Aê! 🙂
- Sabe aquela hora de almoço? Faça ela durar pelo menos uma hora. Faça uma pausa para você! Leia um livro!
- Quando fizer a pausa, evite ficar no local de trabalho. Se por acaso você almoça no trabalho, faça um passeio depois do almoço. Mude de contexto. Novas ideias, novos locais.
- Pegue Sol. E se eu puder dar mais uma dica para você, use filtro solar (#brincadeira). 🙂
- Melhore alguma coisa no seu ambiente de trabalho. Pequenas mudanças.
- Colabore no desenvolvimento dos seus colegas. Vai ajudar diretamente no seu crescimento.
- Crie um ritmo para dormir bem durante as noites. Descubra quantas horas você precisa dormir para ter uma boa produtividade e boa convivência com amigos e família no dia seguinte.
- Cuide da sua alimentação. Faça pelo menos um lanche nos turnos da manhã e tarde e varie com frutas e outros alimentos saudáveis. Gastamos muita energia pensando e nem percebemos.
- Cuide do seu corpo. Beba água durante o dia.
- Se você usa Pomodoro Technique, use os períodos de break para poder revisar se você está cuidando do seu bem estar.
A melhor produtividade não aparece quando conseguimos trabalhar mais horas. Está quando conseguimos encontrar um balanço entre atividades a serem feitas, tempo disponível, foco e metas que sejam parte das nossas causas também. Tudo isto contribui para construir um ambiente produtivo e colaborativo.
O resumo da história é buscar uma vida em balanço mas sabemos que isto é busca e não simplesmente uma escolha. Agora o que podemos é estabelecer o que queremos valorizar e celebrar.
— Daniel Wildt (Assine a minha lista)