Não. Não estou dizendo que é fácil. Desenvolver software é uma arte. Requer muita responsabilidade, e qualidade técnica no trabalho que é feito. Pode ser um segundo fluxo de valor na sua vida, uma diversão, ou sua renda principal.
No mínimo, uma forma de aprendizado e de desenvolvimento de novas capacidades.
Eu vou começar a postar mais novidades sobre desenvolvimento de software por aqui e também na minha lista. Lá certamente lançarei conteúdo exclusivo e de apoio para quem está querendo aprender e também assuntos mais avançados para quem busca novos desafios ou para até quem está aprendendo poder ter ideia do que se pode fazer neste mundo.
Este processo vai ser legal para saber mais sobre Open Source, sobre Coding Dojo, ferramentas que podem apoiar no processo de aprendizado, como se fosse um jogo. Tanto é verdade que hoje podemos aprender a programar desenvolvendo robôs, jogadores de futebol ou até controlando carros ou aviões em corridas.
Para quem quer ir do zero, existem ferramentas como Scratch, uma ferramenta bem legal para iniciar o aprendizado de programação entendendo sequências de instruções lógicas. E aqui deixo outros recursos que serão úteis neste processo:
- Palestra do Mitchel Resnick, sobre Scratch, no TED.com.
- Code.org (conheça a iniciativa “Hour of Code” e participe da próxima, ensinando alguém a programar o que você já tiver aprendido). Lá pelo https://code.org/learn você tem acesso a uma série de recursos, em Português mesmo.
- Code Academy
- Fazer um Flappy Bird! Uma baita iniciativa do code.org aproveitando uma onda pelo mundo todo em cima do jogo. Eu mesmo aproveitei e fiz uma brincadeira por lá testando os comandos. Bem legal.
O que você quer ser quando crescer? Essa é a pergunta do vídeo que deixarei no final, o ponto é que sempre podemos ser e nos transformar. Aprender. Crescer é uma metáfora. Podemos crescer até o último dia da nossa vida. Sempre aprendendo.
Eu me tornei um desenvolvedor de software. Hoje acumulo outras habilidades, como Coach e mentor pela minha empresa de treinamento e Empresário da área de mobile, e me desenvolvo em outras áreas, exemplo na música (bateria) ou escrita. Criei outros fluxos de funcionamento e até outros fluxos financeiros, mas sempre serei um desenvolvedor de software.
E grato por tudo que venho aprendendo nesta área! Faz 15 anos que me formei na Faculdade, mais de 19 anos que me envolvo com desenvolvimento de software e sigo achando que sou um aprendiz. Sempre me tornando inútil para ser cada vez mais útil.
O vídeo original (só em inglês) pode ser visto no canal do code.org.
— Daniel Wildt
Curtiu aí? Assina a minha lista e mantém recebendo novos artigos, exclusivos!
Respostas de 5 a “Seja o que quiser ser e também seja um desenvolvedor de software!”
[…] Técnica. Se você pretende trabalhar com tecnologia, seja um desenvolvedor de software. Se desenvolva. Conheça mais a respeito. Vai ser mais fácil organizar times e entender o trabalho […]
[…] Instituições de ensino: Desenvolvam oportunidades para que sejam desenvolvidos grupos de estudo, comunidades de prática que são geridas pelos próprios alunos. São oportunidades para os alunos poderem aprender mais sobre gestão, organização e planejamento de eventos e projetos, e principalmente para processos de colaboração e cultura opensource. E mesmo não sendo um curso de tecnologia, a dica é de algum modo colocar tecnologia no meio do caminho e ser um desenvolvedor de software. […]
[…] prioridades e interesses. Quero praticar mais coisas, exemplo basquete, escrita, tênis, bateria, desenvolvimento de software, aprendizado, e assim […]
[…] você é um desenvolvedor de software, e todos nós podemos ser um pouco desenvolvedores de software, você pode habilitar seu potencial […]
[…] 1- Sobre desenvolvimento de software […]