Que música te motiva? Que tal montar uma playlist? :-)

Não sei vocês, mas eu tenho músicas que “mudam meu estado”. Tem músicas que me lembram momentos que vivi, situações de felicidade e tristeza, tudo acaba tendo uma trilha sonora.

Quando eu pensei no #SongDoro como uma ferramenta de foco, me veio justamente esta visão, quer dizer, quando eu precisava focar, tinha certas bandas que eu colocava. Se eu precisava pensar e fazer algum trabalho detalhista, também tenho algumas bandas com músicas que ajudam a entrar neste estado. Se eu precisava pirar também. Se eu precisava treinar arremessos, correr, estravazar, tudo tinha bandas e músicas relacionadas.

E faz sentido?

Eu acredito que sim. Esta história de termos músicas para cada tipo de sentimento é tão verdade, que virou até um app: o Superplayer.

Muito para fazer e pouco tempo para realizar?  E agora?

Bom, precisava fazer algumas tarefas e precisava de foco. Quando eu pensei nisto, pensei em dividir minhas tarefas em fluxos de 30mins de trabalho, usando justamente a técnica do SongDoro para me guiar no processo. Queria uma playlist nova, porque queria usar algumas músicas novas que tinha adquirido. Então fui para a minha biblioteca de músicas e pensei: quero fazer acontecer. Que músicas me ajudam a fazer acontecer? O nome da minha lista ficou “MakeItHappen” (faça acontecer).

songdoro-makeithappen Neste caso pensei em algumas músicas. Pensei em uma música calma, para me ajudar a aquecer e ir aumentando o ritmo conforme estou executando as tarefas. As duas últimas são as powersongs para ajudar a focar e termina com uma música para quebrar e me dar um tempo de descanso. Ali eu sei que preciso respirar, olhar para os lados, ver se chegou alguma mensagem que preciso dar atenção imediata ou algum retorno que preciso dar.

Este simples processo de parar no meio da correria e pensar no que está acontecendo, planejar o que vou fazer, e pensar nos próximos passos, tudo me ajuda em acalmar e seguir em frente com mais força.

Do que tenho visto, a cada 1-2 semanas eu acabo criando playlists novas, também acaba tendo a ver com as músicas novas que compro ou músicas que já tenho mas que ainda não estão em uma playlist, que acabo descobrindo nos momentos em que estou ouvindo música sem usar o songdoro como base.

Você não é um robô.

Isto é bem importante. O songdoro ou simplesmente o pomodoro technique se você for usar apenas um timer, precisa ser usado com calma e controle. Controle de saber a hora em que a técnica vai ser útil e saber que existem momentos que você deve simplesmente “deixar rolar” e não ser escravo de um relógio. Seja específico quando for usar a técnica.

Quer ver um songdoro rodando? Olha este post que eu fiz com um exemplo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s