Perguntas para um modelo de negócios?

Ao pensar em um modelo de negócios temos diferentes abordagens. Aqui eu selecionei duas abordagens, o Business Model Canvas do Alex Osterwalder, e o conceito do 10-20-30 do Guy Kawasaki.

Business Model Canvas trabalha com 9 perguntas. Quando você está conversando com alguém ou está entendendo mais sobre um negócio, estas nove perguntas podem apoiar diretamente no entendimento. Acompanhe as perguntas com um template do Canvas e indico também minha palestra sobre o assunto.

  1. Segmento de clientes/mercado: escolha o seu nicho. Dizer que o seu serviço/produto pode ser usado por todo mundo pode ser bem perigoso.
  2. Valor a ser proporcionado ao segmento escolhido: qual a sua entrega? Onde você ajuda? Que problema você resolve?
  3. Canais para captar/chegar no segmento: redes sociais, mailing list, mídias físicas, associações comerciais, universidades? Onde estão os seus clientes?
  4. Como trabalhar retenção de clientes: depois que você recebe um cliente ou depois que alguém se interessa pelo seu produto/ serviço, como você faz a pessoa seguir voltando e usando o seu produto. Depois que você tem um cliente em faturamento, como você mantém ele pagando pelo serviço?
  5. Entendendo os fluxos de entrada de valores: como a empresa recebe valores pelo serviço prestado? Aqui é importante pensar no modelo de funcionamento da empresa. O modelo fremium ou propaganda pode ser interessante em um primeiro pensamento, mas é importante pensar no modelo de faturamento e geração de ganhos para a empresa. Como ela vai sobreviver?
  6. Entendendo os custos para manter uma operação: dentro dos custos, considere também custos “compartilhados”. Ah, eu trabalho de casa, uso a minha internet, minha luz e meu tempo livre durante as noites portanto não gasto nada. Entenda que se você quer manter um negócio precisa mostrar com clareza os custos existentes. Estabeleça um valor mínimo para as horas usadas para manter o negócio em funcionamento. Não existe almoço de graça.
  7. Que atividades devem ser desenvolvidas? Importante estabelecer aqui horas necessárias para manter o negócio funcionando.
  8. Recursos necessários: o que é preciso para manter o  negócio em ação? Impressora? Assessoria de imprensa?
  9. Canais/alianças que ajudarão na evolução do modelo: quem apóia no crescimento produto/ serviço? Canais de parceiros?

10-20-30 do Guy Kawasaki se resume em uma técnica para modelagem de negócios para arrumar um slides, no caso 10 slides, a serem apresentados em no máximo 20 minutos e a garantia que a menor fonte dos slides serão de tamanho 30. Esta estrutura serve para olharmos para um negócio e de forma rápida, entender mais do seu funcionamento. Olha quais são as 10 perguntas:

  1. Qual é o problema sendo resolvido?
  2. Qual a solução que está sendo dada ao problema?
  3. Qual o modelo de negócios da solução?
  4. Qual a mágica (tecnologia) existente na solução?
  5. Como funciona estrutura de marketing e vendas?
  6. Quais são os concorrentes?
  7. Quem é o seu time? Mostre com quem a sua empresa é feita!
  8. Quais são as projeções existentes e marcos previstos de entrega?
  9. Qual o status e a linha do tempo atual?
  10. Resumo e chamada para ação. O que você busca? Indicações? Sócio? Investidor? Clientes?

Feito isto, organizar para um tempo máximo de 20 minutos e a questão do tamanho da fonte, é para garantir que se use ideias e que não se use textos longos ou que se faça leitura de slides.

E olha que legal. Esta mesma ideia de estrutura do 10-20-30 eu usei durante um bom tempo para montar palestras, e foi uma de diversas técnicas que passei a testar e aplicar.

Estas duas estratégias podem ajudar em um exercício de conhecimento ou modelagem de um negócio. Teste para a sua empresa atual ou tente pensar em um negócio que você quer criar, para testar e validar o conceito. Qualquer dúvida, deixe um comentário!

— Daniel Wildt (saiba formas de ter mais engajamento com o danielwildt.com)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s