Montando um roadmap. Qual a estrutura?

Mapear a estrada. Pensar em um roadmap deveria gerar em todas pessoas um sentimento de esperança. Em mim vem o pensamento daquela estrada bonita, asfaltada, uma grande linha reta para a evolução contínua de um produto ou serviço.

Mas no final do dia, ele é uma lista de tarefas com um certo grau de detalhamento ou não. Com muitos riscos e possibilidades de falha. Vamos falar sobre a montagem de um roadmap?

Se eu for indicar o que não pode deixar de existir, mando estes três itens:

  1. Objetivos de negócio
  2. Resultados principais a serem alcançados
  3. Dependências, riscos e restrições

O item 1 pede por objetivos das áreas de negócio que a evolução do produto vai ajudar a resolver. Não tem “palavras técnicas” aqui. É puro negócio.

Os resultados (item 2) a serem alcançados servem para nos mostrar a resposta para a seguinte pergunta: quando eu chegar, como saberei que cheguei onde deveria chegar? Os resultados principais a serem alcançados vão nos dar um pouco desta percepção. Dica: se fosse uma história de usuário, seriam os nossos critérios de aceitação.

E o terceiro ponto, de dependências, riscos e restrições nos servem para lembrar, de forma constante e sem romantismo algum, que sim, coisas vão dar erradas neste caminho e é nossa tarefa estarmos preparados para enfrentar estes problemas. Veja só em mais detalhe:

  • Dependências: Algo deve acontecer antes de se prosseguir. o projeto X só pode iniciar depois do Y terminar. O projeto Z só pode começar quando a pessoa com o perfil J for contratada.  A funcionalidade K só pode iniciar quando os testes com a infra na Amazon se mostrarem válidos.
  • Riscos: Ó dia, ó céus… o Hardy precisa estar presente no nosso dia a dia.  Penso nos riscos como o medo, ele serve para alertar, não travar. Cada risco tem um potencial de acontecer e um impacto caso aconteça. Precisamos medir e entender onde podemos mitigar os riscos levantados. É um trabalho de prevenção.
  • Restrições: Quais são as nossas premissas? Não podemos liberar versões em dezembro, devemos liberar versões de software a cada mês, o cliente está disponível para conversar 3 dias na semana, duas pessoas da equipe são compartilhadas com outros projetos. Sabendo das restrições, você poderá montar um plano mais realista.

No final do dia, o roadmap é um trabalho de rotina, e você vai determinar caminhos para algo:

  • Entrar no roadmap
  • Mudar de prioridade
  • Sair do roadmap

Vou tratar mais destes assuntos em próximos posts. E você aí comenta qual assunto interessa mais ok? Assim me ajuda a priorizar o roadmap de publicações.🙂

— Daniel Wildt (faça parte do clube, saiba como)

2 thoughts on “Montando um roadmap. Qual a estrutura?

  1. Oi Daniel,
    Sem sombra de dúvida a trinca: Pra onde vou? Como vou? O que pode me trancar? são fundamentais na elaboração do roadmap.

    Quais ferramentas tu utiliza para gestão de roadmap? Já utilizou o aha.io? Tem alguma dica para deixar isso vivo e visual?

    Abraço!

    1. Hoje na uMov.me é um mix de planilha + Jira. Trabalhamos com visão pro ano todo, mais detalhado no trimestre e mais detalhado ainda no mensal. Na prática esse plano é revisto semanalmente.

      Achei bem legal essa ferramenta hein? Bem interessante. Vou olhar em mais detalhe!

      Pois é… a parte visual / colaborativa fica muito com a planilha. Usamos Google Apps for Work, e aí fazemos compartilhamento e edição simultânea no doc, isso ajuda para alinhar, comentar e discutir em cima do documento. Ele acaba se tornando a base das conversas. Fora isto temos este ritmo de conversa em relação as entregas e próximos itens a serem entregues pelo time.

      Abraço!
      — Daniel Wildt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s