Cuidando das interrupções “sociais”. :)

Um dos desafios na busca pelo inbox zero é entender quais são estas caixas que precisamos monitorar e gerar acompanhamento. Quando recebo uma mensagem pelo facebook, a resposta é imediata ou não? Qual o nível de alerta que você mantém para o whatsapp ou skype?

Uma das questões que tenho visto é entender quais ferramentas eu preciso manter “alerta”. E também buscar formas de minimizar o grau de interrupção que essas redes e ferramentas podem causar no meu dia a dia.

Exemplos?

Facebook – você pode abrir o site facebook.com e só entrar para olhar o seu “inbox” mas acaba vendo as atualizações de todos seus amigos e aproveita para ficar apenas 30mins por lá olhando o que está acontecendo. Essa meia hora se transforma em 2 e seus objetivos do dia foram por água abaixo. Uma das formas de minimizar este problema, é no desktop usar o http://www.messenger.com e no mobile usar o app específico do messenger.

Whatsapp – se você está no seu desktop/notebook trabalhando, pode acabar tendo que “trocar de teclado” para responder pelo mobile e depois voltar ao seu contexto. Neste sentido, usar o https://web.whatsapp.com me permite manter o foco no computador e conseguir manter o foco no computador. Além disto, claro, podemos rever estratégias de deixar grupos “no mudo” e coisas do tipo. Pode ser assunto de um post específico sobre como evitar interrupções no dia a dia.

Hootsuite – Eu uso uma ferramenta para postar em redes sociais, que me permite agendar o conteúdo a ser publicado. Agora, a coisa mais legal que eu tenho usando essa ferramenta, é que eu não acesso as redes sociais. Quer dizer, acesso, mas sempre estou acessando conteúdo filtrado, trabalhando e vendo aquilo que me interessa, para interagir e republicar. Então este mesmo uso que faço, pode ser alcançado no twitter e facebook com o uso de listas. São recursos que podem deixar estas redes sociais adaptadas aos seus interesses do dia a dia.

Claro, em certos momentos, você quer ver o que seus amigos estão colocando e aí ok, use o tempo necessário para isso.🙂

— Daniel Wildt (veja essa playlist sobre gestão de tempo!)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s