Ser inovador é algo bem difícil. Pra começar não adianta você se dizer inovador. O mercado precisa perceber isso em você.
Ser disruptivo ou incremental. Eis a questão atual? 🙂
É uma busca constante e muitas vezes sutil.
Quando penso nesta história de disruptivo / incremental, lembro do Michael Jackson e de uma história contada pelo meu amigo Fábio Velloso.
Michael Jason era inovador, com certeza, por tudo o que fez. Agora, ele era disruptivo ou incremental no seu jeito de dançar? Eu achava disruptivo até o Fábio me apresentar para Bob Fosse, famoso e ganhador de Oscar, mas não famoso para mim até então.
Veja os vídeos você mesmo, com Bob Fosse dançando como a cobra no filme Pequeno Príncipe (1974) e abaixo um outro vídeo comparando cenas dele e Michael Jackson dançando.
Tem muita influência presente. E veja que interessante. Isto de nada tira sucesso da forma de dançar do Michael Jackson, gênio e inovador, que usou de várias influências da dança para criar o seu jeito de fazer acontecer. E assim somos nós fazendo nosso caminho, construindo, testando e adaptando outros aprendizados. 🙂
Para fechar o papo de inovação, deixo para vocês a lista da FastCompany com as 50 empresas mais inovadoras (2015).
É legal conhecer esta lista e ainda olhar dois aspectos: nicho e relacionamento com cliente. Na Warby Parker já aparece uma história show envolvendo redes sociais e ajudando a empresa a se mostrar no mercado de maneiras diferentes do que simplesmente adwords e facebook ads.
E legal também conhecer empresas no meio das “gigantes” que estão lá, ganhando seu espaço, no nicho que resolveram focar. Clássico por exemplo para a empresa Slack que é tida como uma das startups com o crescimento mais rápido e que vale a pena ser estudada. E que consegue manter usuários conectados por uma média de 10 horas por dia, se tornando para uma série de empresas algo essencial para fazer o trabalho acontecer.
E assim seguimos na nossa busca pelo modelo de negócios ideal para crescimento dos nossos produtos e serviços.
— Daniel Wildt (assine minha lista)
P.S.: tem um link mais atual, para ver a lista atual das 50 mais inovadoras.
Um pensamento sobre “Inovação x modelos de negócios”