Inovação x modelos de negócios

Ser inovador é algo bem difícil. Pra começar não adianta você se dizer inovador. O mercado precisa perceber isso em você.

Ser disruptivo ou incremental. Eis a questão atual?🙂

É uma busca constante e muitas vezes sutil.

Quando penso nesta história de disruptivo / incremental, lembro do Michael Jackson e de uma história contada pelo meu amigo Fábio Velloso.

Michael Jason era inovador, com certeza, por tudo o que fez. Agora, ele era disruptivo ou incremental no seu jeito de dançar? Eu achava disruptivo até o Fábio me apresentar para Bob Fosse, famoso e ganhador de Oscar, mas não famoso para mim até então.

Veja os vídeos você mesmo, com Bob Fosse dançando como a cobra no filme Pequeno Príncipe (1974) e abaixo um outro vídeo comparando cenas dele e Michael Jackson dançando.

Tem muita influência presente. E veja que interessante. Isto de nada tira sucesso da forma de dançar do Michael Jackson, gênio e inovador, que usou de várias influências da dança para criar o seu jeito de fazer acontecer. E assim somos nós fazendo nosso caminho, construindo, testando e adaptando outros aprendizados.🙂

Para fechar o papo de inovação, deixo para vocês a lista da FastCompany com as 50 empresas mais inovadoras (2015).

É legal conhecer esta lista e ainda olhar dois aspectos: nicho e relacionamento com cliente. Na Warby Parker já aparece uma história show envolvendo redes sociais e ajudando a empresa a se mostrar no mercado de maneiras diferentes do que simplesmente adwords e facebook ads.

E legal também conhecer empresas no meio das “gigantes” que estão lá, ganhando seu espaço, no nicho que resolveram focar. Clássico por exemplo para a empresa Slack que é tida como uma das startups com o crescimento mais rápido e que vale a pena ser estudada. E que consegue manter usuários conectados por uma média de 10 horas por dia, se tornando para uma série de empresas algo essencial para fazer o trabalho acontecer.

E assim seguimos na nossa busca pelo modelo de negócios ideal para crescimento dos  nossos produtos e serviços.

— Daniel Wildt (assine minha lista)

P.S.: tem um link mais atual, para ver a lista atual das 50 mais inovadoras.

One thought on “Inovação x modelos de negócios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s