Tem um vídeo clássico do Bruce Lee onde ele fala algo como “empty your mind”. Várias pessoas que conheci e que me falaram sobre meditação traziam a questão de esvaziar a mente. Perceber a respiração.
Minhas últimas leituras trazem alguma coisa de consistente, que posso resumir em duas palavras:
Cadência e presença.
Que você possa perceber quando estiver tendo cadência. Normalmente a gente confunde com um dia produtivo ou um dia de sucesso. Provavelmente você conseguiu trabalhar com fluxo, apoiando pessoas e recebendo apoio. E mesmo que tenha tido alguma dificuldade, você sabia que o problema se resolveria.
Que você possa se perceber presente nos assuntos que realmente forem importantes para você. E o ponto principal é esse:
Para ter foco, não esvazie a sua mente. Ao invés disso, preencha toda ela com o presente. Você vai ter uma experiência única. — Daniel Wildt
Talvez você precise de lugares para se encontrar com o presente. Nos métodos ágeis, temos a chamada “reunião diária” que permite por vezes que uma equipe se permita sair do piloto automático para saber o que está acontecendo.
Também tenho uma história que me ajudou a criar espaços para isso. Meu pai me perguntava se eu tinha um “sofa”. Ao longo do tempo entendi que não era um pedido para consumo, mas da busca de “um lugar para sair do piloto automático, para voltar ao presente”.
Daniel Larusso escreveu sobre estes locais que nos ajudam. E sobre o sofá? Eu acabei trocando por uma quadra de basquete.
— Daniel Wildt
P.S.: Sobre cadência, veja também um vídeo que fiz sobre o livro dos cinco anéis.