Empoderar, habilitar ou simplesmente potencializar? 

Em um papel de liderança, o natural pode ser desenvolver outros líderes, mas percebo uma necessidade mais imediata que pode ser simplesmente tornar visível que as pessoas são capazes de fazer mais do que fazem.

E quando falo em fazer mais do que fazem, não é em quantidade de horas, mas em alcance. Sabe aquela “não sabendo que era impossível foi lá e fez“? É algo por aí que percebo muitas vezes nas pessoas que tenho a oportunidade de trabalhar.

Elas tem capacidade, mas ainda assim precisam de prática e oportunidade de ter essa prática. Muitas vezes esse desenvolvimento nem precisa acontecer no trabalho do dia a dia, pode acontecer em um projeto paralelo. Luciano Braga fala muito sobre os projetos paralelos (virou até livro), e eu acredito demais nestes projetos como forma de desenvolver mais auto conhecimento (self awareness), autonomia e potencializar atitudes e habilidades. Assim como o Luciano diz, a grana pode aparecer como consequência, mas é a descoberta das próprias potencialidades que é o grande lance de fazer isto. E no meu caso, ainda tenho a chance de ajudar uma galera no caminho.🙂

Então percebo que o trabalho de liderança é sim potencializar comportamentos, e deixar que as pessoas a partir disto busquem novas capacidades, quebrem suas crenças e percebam uma nova identidade. Com isso elas se habilitam, conforme o seu momento, e assim podem se empoderar do seu próprio caminho.

— Daniel Wildt

P.S.: essa reflexão veio quando estava relendo um post meu sobre o delegation board e sobre habilitar fluxos

One thought on “Empoderar, habilitar ou simplesmente potencializar? 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s