A importância do contexto. O snapchat deixou isto claro para mim.

Eu tenho utilizado redes sociais menos para me promover e mais para criar contexto com as pessoas que me acompanham. A tal busca por visibilidade é importante, mas descobri que posso conseguir isto com dinheiro. E meu ponto não é trocar dinheiro por visualizações, mas gerar valor. Essa linha de raciocínio fez uma grande diferença no meu modo de encarar publicações e produção de material.

Eu tenho conseguido mais interatividade com as pessoas que me acompanham. E a resposta mais simples para isto estar acontecendo é muito em virtude de eu estar disponível para esta comunicação.

Eu não escrevo mais simplesmente para que as pessoas leiam, mas para que elas possam aproveitar alguma história, poder olhar para o seu dia a dia e aplicar algo diferente.

Em cada uma das redes sociais que participo tenho uma expectativa diferente. E confesso que em algumas a minha linha de raciocínio é mais em lançar jabs, para manter quem me segue nestas redes sabendo do que estou fazendo.

E o que comecei a fazer é me comunicar diferente em cada uma das redes. Algumas publicações são padrões, exemplo as de terça e sexta onde publico vídeos.

Agora outras são direcionadas as redes. algum vídeo que vai sair apenas no instagram, uma quote que vou puxar apenas no facebook, algo relacionado a mercado de trabalho onde vou dar mais foco no linkedin e por aí vai.

snapcode
Snapcode do “dwildt”. Baixe o app e faça um scan deste código para me seguir!

E recentemente comecei a usar o snapchat. Ah, aquela rede onde você escreve algo que some depois de ler ou depois de um tempo. Hummmmm.

Não!

Snapchat é aquela rede onde engajamento e atenção estão em cena. Se a pessoa não te der atenção dentro de um período de 24 horas, ela perde o seu recado.

O que publico por lá não é o mesmo que mando pro blog e nem é o que mando para o instagram. Meu pensamento pro blog é que um artigo colocado hoje poderá ser consumido daqui 5 anos, e ainda poderá fazer sentido.

Não é o caso do snapchat. O conteúdo vai ter utilidade no momento em questão. Se for um texto ou link ainda existe a chance de fazer um screenshot e guardar o momento. No caso de um vídeo, é poder consumir enquanto ele ainda estiver válido.

No caso do snapchat você não pode guardar um momento para postar depois. Até pode fazer isto em um chat, mas na hora de comunicar sua história, o momento é sempre “o agora”. Isto dá uma possibilidade de explorar o que se está fazendo e o que se pode gerar de valor para as pessoas que acompanham sua conta.

O Gary Vaynerchuk fala muito sobre contexto e da importância de entendermos este processo. Poucos segundos antes de escrever estas palavras aqui fiz um post no snapchat indicando que estou escrevendo este post. Estou interessado nas pessoas que me acompanham no snapchat em ver este conteúdo primeiro.

E ainda falando em snapchat, você pode passar o dia rindo com os diferentes filtros e lentes que existem, mas no final do dia você deve lembrar e colocar em perspectiva: qual é a minha audiência? Se são pessoas querendo rir com o que estou fazendo, show, deveria mesmo ficar postando vídeos com gritos, risadas e lentes diferentes. Agora, se o que meu público espera é conteúdo ou dicas do que estou lendo, praticando, aprendendo, escrevendo, vamos seguir neste ritmo.

Você usa snapchat? Coloca o seu id aí nos comentários! E quais assuntos você manda por lá?

— Daniel Wildt (veja as redes sociais onde estou)

2 thoughts on “A importância do contexto. O snapchat deixou isto claro para mim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s