Toda semana desde 2009 a equipe uMov.me tem uma hora semanal para treinar código. É uma ação de equipe.
Ah mas o pessoal já faz 40 horas semanais de trabalho com código. Precisa de uma hora de treino para que?
É uma conversa para dentro, e cada um tem a sua. Para lembrar da importância de certos valores. Respeito, participação, colaboração, a minha responsabilidade com o trabalho que produzo e ajudo outros a produzirem. A responsabilidade que assumo junto aos meus clientes, que esperam de mim transparência, qualidade e foco.
O code.org é um site muito importante que fomenta o desenvolvimento de software como sendo uma habilidade para todos. Eu falo que aprender a escutar, design thinking e desenvolvimento de software deveriam ser disciplinas da escola. Música e literatura (criação) também. São assuntos que vão ajudar pra vida toda.
E sempre tem uma semana do ano que acontece a hora do código. Que não deixa de ser um momento de reflexão e de acordar. Lembrar da missão que temos de desenvolver pessoas e profissionais para o nosso mercado. Desenvolver os futuros profissionais de mercado.
Eu fiz em 1998 um curso chamado “prepare-se para ser um profissional do futuro”. Aprendi diversas técnicas de facilitação e pela primeira vez percebi, também empurrado pelas facilitadoras, da minha capacidade de liderar sem ser notado, pois liderava pelo modelo, o que considero até hoje uma excelente forma de desenvolver pessoas.
E esse post serve para? Você dedicar uma hora desta sua semana para alguma atividade do code.org, ou se você já desenvolve software, dá aquela arrumada no profile do github e convida alguém da sua rede para aprender um pouco sobre desenvolvimento de software.
— Daniel Wildt (assine minha lista)