Quando criança eu conhecia uma brincadeira chamada de siga o líder. Só que amigos meus conheciam a mesma brincadeira como chefe manda. Eu tinha 7-8 anos de idade. Hoje em 2015 e quase 30 anos depois, a conversa é a mesma.
Estranho ou só a nossa realidade de vivermos em ciclos?
Lá quando era criança lembro que muitas vezes quem era chefe fazia uns saltos malucos e na minha visão perigosos, e aí deixava de funcionar. E ali era a chance de saber que brincadeira estávamos brincando: chefe manda ou siga o líder?
Quando era chefe manda, existia uma risada geral e bem dizer bullying em virtude de alguém não conseguir fazer um determinado movimento. As pessoas se preocupavam que eram capazes de fazer o que dizia respeito a elas, sem preocupação com o colega do lado.
Quando era siga o líder, as pessoas funcionavam diferente, parece que queriam ajudar quem não estava conseguindo a trabalhar o movimento e ser capaz de fazer. Todos cresciam.
E você? Brincava de chefe manda ou siga o líder?
— Daniel Wildt
Você pode apoiar a minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Venha conhecer mais a minha iniciativa!