A dica de hoje é para você conhecer um documentário chamado I Am.
E?
Assisti recentemente e é uma excelente reflexão.
O I am, é dirigido por Tom Shadyac, famoso por dirigir comédias (Ace Ventura por exemplo) e depois de passar por um acidente ele resolveu ir atrás de respostas. O documentário é de 2011.
Acabei vendo neste documentário que o nosso coração é esperto. Pense com razão e não com o coração… hummm… depois de conhecer melhor estes estudos acredito que pensaremos com o coração. Tem um material bem legal no Heart Math, e no documentário pelas entrevistas feitas com Rollin McCraty.
Uma coisa que é falada pelo documentário e eu acredito cada vez mais. Vivemos formando comunidades, nossas tribos. Trabalhamos essencialmente com cooperação e em democracia.
E como fica o lance de liderança e democracia? Ser líder não é no sentido de criar um “siga o líder”. É ter pessoas capazes de tomar decisões tão boas quanto as suas. E ainda assim ser uma referência para estas pessoas.
Os processos de mudança acontecem pelo interesse. As pessoas vão mudar pelo dinheiro? Não pode ser assim e no longo prazo se identifica que o lado financeiro sozinho não tem força para nos manter focados e “fazendo acontecer”. Precisamos de mais. De propósito. Temos que mudar, melhorar e colaborar simplesmente por isto fazer parte da nossa natureza. E sempre é hora de começar.
Termino com uma música da trilha sonora do documentário, Biko (Peter Gabriel):
Sugestões de onde assistir: Amazon Instant Video ou pelo NetFlix.
— Daniel Wildt (tempos atrás fiz um post chamado I am, baseado em uma palestra minha)