Não, nada de bola de cristal. Pode estar mais para um bloco de “post-it de cristal”. 🙂
Como funciona?
Uma das dinâmicas que gosto de fazer, pelo menos 1 vez por semestre, é uma Futurespective. É um exercício onde viajamos para o futuro, para daqui 1 ano, e lá, um ano depois, olhamos para trás. E agora você precisa contar o que aconteceu neste ano que passou. Conquistas, desafios, aprendizados, novas capacidades, novos comportamentos, e por aí vai.
Eu costumo trabalhar dividindo o espaço em trimestres, assim consigo quebrar o ano que passou e pensar início, meio e fim do trimestre, ao invés de ser muito específico e pensar em um determinado mês. Tudo o que estiver ocorrendo nesta dinâmica são especulações e estamos investigando o nosso interesse em fazer as coisas acontecerem. Desta dinâmica podem sair planos, para tornar realidade tópicos que foram levantados. Aí sim podemos buscar comprometimento com alguma data, mas a dica é ser o mais leve possível durante a dinâmica.
Este exercício é feito normalmente uma vez por ano, tipo 23:59 do dia 31/dezembro, mas fica justamente a sugestão de você exercitar isto mais vezes. E vale fazer períodos menores, como trimestres. Acabam sendo períodos bem legais de se projetar.
E ah, para ajudar você pode usar adesivos tipo post-it para poder dividir os interesses e poder mudar ou ajustar no tempo. Pode usar uma folha de papel para dividir o período ou usar um espaço maior, como uma parede. Pode usar também cores diferentes para pensar em diferentes aspectos ou áreas da sua vida.
E aí? Bora ver o futuro?
— Daniel Wildt
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.
Respostas de 4 a “Veja o seu futuro!”
[…] E é só sair mudando o que aparecer pela frente? Existe um método para pensar a respeito do que pode ser melhorado? Podemos usar as retrospectivas para isto, ou ainda podemos usar estratégias como as futurespectives. […]
[…] objetivos, mas é preciso acompanhamento próximo. Neste sentido você pode buscar mais sobre FutureSpectives e acompanhar a temporada 1 do #PartiuAgile onde falo sobre Scrum, um framework que pode ajudar e […]
[…] reflexão ou pensamento no futuro pode ajudar nesta estruturação de objetivos. No fim do dia é aquela visão: se o que você faz […]
Boa dica! Pode se tornar um estimulador para adquirirmos novas características, seja a nível pessoal ou profissional. Pode nos direcionar a fazer cursos ou especialização em determinada área de interesse.