Dizer que se é a ferramenta mais fácil do mundo, para qualquer que seja o uso, é algo perigoso sempre. Simplesmente pela expectativa gerada no seu público alvo. Pode ser um tiro no pé. Se a ferramenta realmente for boa, serão reviews ampliados por todo o lado. Se ela não cumprir o objetivo, já era também.
Mas qual é o ponto todo?
Quer dizer, fale bem ou mal, mas fale, me ajude a ir por aí.Um produto precisa ter consciência de encontrar e buscar o seu público alvo. Não vai existir unanimidade.
E em não se procurando unanimidade, se 30% das pessoas que se interessam e se tornam fãs e/ou compradores, já pode ser muito bom para ajudar a divulgar o produto para outras pessoas que procuram o mesmo. Estes 30% podem se tornar uma boa proporção dependendo do tamanho do “funil” que se monta para trabalhar as oportunidades. E claro que você vai querer um valor cada vez maior, buscando melhor comunicação. Mais assertividade.
O que se procura? É a tal tração para poder desenvolver um público alvo de respeito. E principalmente, converter. Essa conversão pode ser em reputação, usuários realmente trabalhando com a ferramenta e quando for o caso, adquirindo.
Nesta semana me deparei com o SpringSled, uma ferramenta que coloca na capa:
Simple
The world’s easiest project management tool.
Quanto fácil para uso pode ser uma ferramenta de gestão de projetos? E quanto esta busca por facilidade vai implicar nos controles para manter um time funcionando?
Tenho um exemplo: no passado ajudei uma equipe na adoção de uma ferramenta de CRM, para gestão de clientes e oportunidades. O resultado foi que por uma questão de confiança do gestor com o time e também pela (falta de) maturidade da equipe, tivemos que partir para uma ferramenta com mais controles. Então voltamos ao velho ponto que o importante mesmo é o contexto em que se está inserido. E que antes da ferramenta, vem algo mais importante ainda. Desenvolver Cultura!
Bom, a landing page do SpringSled me converteu. Tenho interesse em conhecer ferramentas para gestão. Eles já tem mais de 100 mil pessoas interessadas! É um número bem interessante para se partir. Vamos ver como serão os próximos passos. Se interessou também? Confere o site do produto SpringSled.
— Daniel Wildt (faça parte do meu clube)