Construção de conteúdo? Comunidade? Wiki!

Wikis são ferramentas muito fáceis para edição de conteúdo e colaboração. Se colocam como uma das formas de construção de conhecimento dentro de comunidades e organizações. Dentro de empresas se tornam grande catalizadores de informação para desenvolver conceitos e pessoas em torno de colaboração. Se tornam ferramentas de documentação de processos e projetos.

Como faz?

Exemplos de ferramentas que podem funcionar como WikiAtlassian ConfluenceMediaWiki (software usado pela wikipedia e hoje o mais clássico), Google Sites (não é bem um wiki clássico mas permite a colaboração de forma muito facilitada), e muitas outras. Até um wiki que pode funcionar local no seu computador, o Tiddly Wiki.

Quem começou tudo isso?

Tudo começou com a criação de Ward Cunningham, que é um dos caras que acompanho e respeito muito, porque ele é autor de uma das metodologias e disciplinas para desenvolver projetos de software que pratico desde 2003, o eXtreme Programming. O primeiro wiki foi o C2. E neste ambiente, se constrói um ambiente de respeito com os outros colaboradores. De uma hora para outra você começa a contribuir com outras pessoas para desenvolver um assunto ou um projeto extremamente complexo, através desta simples estrutura de cartões, ou no caso as WikiWords.🙂

Se cria o ambiente de co-criação. Em 1995. Em 2015 teremos 20 anos que sistemas de co-criação existem.

Mas todo mundo vai modificar! 

Não. Se você analisar vai notar que muito pouca gente se coloca em posição de editar e contribuir com os assuntos. Não é uma questão de posse, mas de acesso a informação. E o querer editar e estar interessado em buscar os conceitos depente de como a pessoa está, do seu foco. É um processo de “darwinismo social“.

A tomada de decisão é feita por um grupo que muitas vezes é selecionado pela própria comunidade. Ocorre por exemplo com o StackOverflow, uma comunidade de perguntas e respostas que é totalmente mantida pela comunidade com as suas regras de evolução de algum contribuinte para moderador e assim vai.

Em resumo:

Sobre wikis e comunidades?
Cada comunidade em volta de um wiki encontra seu ponto de moderação. E através da reputação pessoal e da contribuição de pessoas na comunidade em questão, líderes desenvolvem outros líderes, desenvolvendo mais autonomia e responsabilidade.
— Daniel Wildt

Legal hein?

Extras?

Post causador deste post: Seth Godin (BobSourcing)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s