Certeza?

De que se nada mudar, um dia irei morrer.
De resto, tudo pode virar pergunta.

A cada nova informação, temos a chance de entender melhor o mundo, criar novas perspectivas e desafiar algo que era “certo” no nosso conceito.

Nada do que eu tenho críticas hoje em dia vem de “me disseram” ou “me ensinaram“. As críticas vem de vivências, projetos e de estudar diferentes perspectivas para poder validar no meu contexto.

Por algum motivo, depois de adulto passei a me interessar mais por história, por origem de certos pensamentos. Isso envolve estudar sobre filosofia, história, psicologia, arte, design, administração e assim vai. Desde uma teoria de evolução industrial até o entendimento de como processos de melhoria contínua podem se colocar presentes, para nós mesmos ou para um processo de trabalho.

E quais as certezas que tenho? Hoje em dia poucas. Tenho muitas perguntas. Tenho princípios que uso para modelar os sistemas que vivo. E também o conhecimento vindo de pensamento sistêmico, pensamento lean, estruturas de design, teoria das restrições e outras estruturas que podem me ajudar a modelar e entender o que estou vivendo nos projetos e situações de vida que enfrento.

De aprender mais e mais sobre como trabalhar em equipe me faz querer entender mais sobre coletividade e comunidades. Sobre cooperar e sobre como viver em sintonia, harmonia e consciência do que está em nossa volta. Entender sobre espaços, limites, disponibilidade e necessidades.

Entender sobre o que é complicado e o que pode ser complexo. Sobre como sistemas operam nestas situações. E como podemos viver nestes ambientes.

Questionar sentimentos e aprender mais sobre o próprio funcionamento. Entender sobre gatilhos e sentimentos que nos tiram do eixo.
Pro bem e pro mal.

Uma das minhas suposições de vida? Que estou aqui para aprender mais sobre eu mesmo. Considero que o caminho é para dentro. E para isso, preciso viver o mundo, o individual, o coletivo, a solitude e assim vai.

— Daniel Wildt

P.S.: tem um texto que falo sobre Brené Brown, Sobre Certezas, que considero importante neste processo.

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.