A gente se protege da gente mesmo.

Sabendo que a gente se conhece um pouco, muito da vida é a gente se proteger da gente mesmo. Isso vai em diferentes campos da vida:

  • fisiologia
  • limites e restrições de ambientes
  • o que envolve cuidado de necessidades de outras pessoas

Fisiologia é tipo não lutar contra o sono ou fome. Isso pode envolver a organização de tempo para se alimentar corretamente. Preparar lanches para evitar gastos desnecessários. Ter alarme para ir dormir, para garantir uma quantidade de horas. Não lute contra sua fisiologia. É a sua base. É o modo como operamos “ao natural”. Tomar medicações para mudar esse processo pode criar outros problemas. Ao entender o modo como operamos, temos a chance de sermos bem mais efetivos.

Mas você quer funcionar diferente? Enquanto isso não acontece, enquanto novos hábitos não estão presentes, a gente se protege da gente mesmo.

Limites para entender os horários de ambientes ou restrições. Quero treinar basquete, mas meu condomínio tem horário de silêncio a partir das 22h horas. Logo, preciso arrumar formas de treinar antes disso, dentro do horário permitido de fazer barulho. Como eu planejo este movimento com o que está ao redor e pensando na utilização do espaço comum?

Pessoas podem me dizer quando podem fazer algo ou quando precisam de algo. Como posso atuar para operar meus limites dentro destas restrições?

Por vezes temos tarefas encomendadas, e a vida acontecendo. Se eu não vou conseguir alguma destas entregas, já vou trabalhar com a pessoa para organizar novos limites e antecipar a frustração. Jogar com a realidade sempre vai ser melhor. Falhar o mais cedo possível, para permitir aprender e adaptar.

E se alguém que eu preciso combinar algo não sabe ainda sobre a semana que vem, mas vai saber na sexta? Eu terei um lembrete indicando que na sexta é o momento de organizar a semana seguinte com essa pessoa. Eu tenho grandes chances de esquecer ou de sair marcando coisas pra semana seguinte. Em alguns casos na minha agenda bloqueio uns tempos com o texto “?possível compromisso xyz?” ou poderia usar textos como “hold”, pensando em segurar o tempo.

E sobre anotações e estruturas de apoio, que a gente tenha ferramentas, sejam elas ligadas com inteligência artificial, blocos de notas, mapas mentais, o que for melhor, para lembrarmos do que precisamos lembrar quando formos trabalhar nos assuntos. E dependendo de quem é o seu grupo de trabalho, enviar algumas notas imediatas assim que possível, para já deixar as pessoas lembrando do que é preciso e necessário.

No cuidado com outras pessoas, podem ser listas com assuntos que preciso trabalhar diariamente ou em certa cadência com pessoas. Podem ser remédios, exames, perguntas mesmo de planejamento da semana por exemplo.

Pense no que mais te ajuda a viver e cuidar do seu jeito de operar?

— Daniel Wildt

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.

Uma resposta a “A gente se protege da gente mesmo.”

  1. Avatar de Cuidados com a vida. – daniel wildt
    Cuidados com a vida. – daniel wildt

    […] que podemos nos proteger da gente […]