Necessidades básicas ou basicamente o nosso mínimo?

Dependendo do que temos faltando no nosso funcionamento, será o suficiente para não sentirmos realização.

Maslow consegue organizar estas necessidades de forma bem sequencial. E olhando para o meu dia a dia, analisando os últimos 15 anos, parece fazer sentido.

Cuidado com a Fisiologia nos leva para Segurança, que nos leva para Amor/Relacionamento, que vai para Estima e finalmente realização pessoal.

Nesta teoria de Maslow, não consigo sentir realização se tenho privação de sono, se não tenho consistência/segurança de trabalho, se tenho falta de recursos financeiros, se não tenho amor, se não tenho respeito por mim e por outros.

Para usar apenas um exemplo, a estrutura de respeito pode se dividir entre respeito que tenho com pessoas e respeito que recebo das pessoas. O respeito é estruturante, nos habilita a cuidar e ser cuidado de relações. Quando tenho respeito pelo o que estou sentindo e respeito o que outras pessoas estão sentindo, sou coerente e consciente que não vivo de forma isolada. Consigo perceber outras pessoas, o valor delas e o meu valor.

Quando consigo perceber meu valor, consigo entender a importância do cuidado. Cuidado com o que me alimento, com sono, com a forma como vivo minhas amizades, como trato a minha confiança, sobre a minha saúde em geral. Consigo, quando percebo realização pessoal, resolver problemas e criar coletivamente.

A realização não pode ser construída sem cuidado próprio.

Vale de cada pessoa entender seus limites, seu presente e seu tempo.

— Daniel Wildt

Extra: vale conhecer e estudar sobre a hierarquia de necessidades de Maslow.

Você pode apoiar a minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Venha conhecer mais a minha iniciativa!

2 pensamentos sobre “Necessidades básicas ou basicamente o nosso mínimo?

  1. Muito bom Daniel, conhecia de longe, li alguma coisa agora, e foi “encadeando” em outras, bem aderentes ao que penso sobre pessoas e vida.

    Obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s