Sentidos em projetos digitais?

Se é que é para fazer sentido em um primeiro momento, quando estamos buscando validação e também buscando algum diferencial.

No mundo digital, sinais podem representar um monte de coisas diferentes com base no que sabemos e acreditamos. Nos projetos digitais e de software também.

Queremos estabelecer uma visão para nos posicionarmos e defendermos um caminho. Uma visão que quer ser inovadora desafia o status quo, ao tempo que também direciona para onde equipes e negócio podem avançar.

Queremos ouvir mercado e outras entidades, além de eventualmente ouvir clientes potenciais. Queremos a partir disso sentir o que volta de feedback destes diferentes canais e de outras experiências existentes.

Ao escutar, queremos sentir todos os sinais e também um entendimento do que é concorrência no mercado onde estamos competindo ou construindo. O ponto de escutar sobre concorrência pode ajudar no entendimento do que priorizar, dado o ambiente e problema a ser resolvido. Se bem que nem queremos escutar tanto assim. Se temos uma visão, também queremos desafiar e propor outras abordagens, que podem ser os nossos diferenciais.

Cheiros e gostos? Traduzo os cheiros com o que aprendemos em avanços, via experimentos e conversas, que nos indicam opções que podem nos levar para lugares mais específicos. Nos gostos, inicialmente leio como opiniões, que podem se posicionar como suposições ou até dúvidas, que podem ser resolvidas dentro das estruturas de descoberta.

O que toca (tato) o mundo real. Aí vem a importância de conseguir conectar com o que acontece e poder criar incrementos de entrega de valor. Com primeiras pessoas e empresas clientes. E lembrar que sempre pode dar errado. E faz parte do jogo de inovar e buscar nichos de atuação.

Cada um destes sentidos nos coloca em posição de aprendizagem constante ao tempo que nos pedem avanço e conexão. Ficar no imaginário só ajuda a crescer incerteza e ansiedade. Podemos mitigar isso com proximidade, iterações de trabalho e conexão com a realidade.

— Daniel Wildt

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.