Importante entender a diferença entre solidão e solitude.
Certa vez assistindo Wander Wildner, tomei conhecimento de um projeto chamado “o que é tristeza para você“. Na fala do Wander ele fala sobre solitude, quando diz que a tristeza acaba quando estamos sozinhos, com a gente mesmo. Se estamos sozinhos e tranquilos, não estamos triste.
Solidão vejo como uma relação de quando nos sentimos sozinhos e isso pode acontecer mesmo quando estamos em multidão ou bem acompanhados.
Solitude vem de quando a gente aprender a conviver com a pessoa que passamos mais tempo desde nascemos até o nosso último segundo. A gente mesmo.
Eu passei por momentos de solidão e tive muito medo de estar sozinho. O que aconteceu a partir desses momentos foi mais importante ainda… eu comecei a me entender sozinho e passei a me conhecer melhor. Não que eu tenha me resolvido, mas aprendo um pouquinho mais de mim em cada momento destes.
Fiz uma conversa com Roberto Chiodelli que já tem uma estrada estudando sobre mindfulness, e agora está estudando sobre solitude e solidão. Fiz a conversa pelo projeto Desenlatar:
Entender mais da sua estrutura de funcionamento, entender mais das suas emoções, só tem reações positivas.
No fim, parece que o caminho certo e contínuo é o da consciência.
— Daniel Wildt
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.
Respostas de 11 a “Solitude”
[…] paz não se compraPresença e solitudeme […]
[…] Extra 2: solidão e solitude. […]
[…] o que muitas vezes acontece nessa vida de rede social. Normalmente as pessoas estão fugindo do silêncio, e da oportunidade de documentar o tempo e as suas […]
[…] Não viva em solidão, construa formas de solitude. […]
[…] sozinho não significa estar em […]
[…] Sobre falta. E escolhi “viver esse sofrimento”, que foi importante. Aprendo sobre solidão e solitude desde […]
[…] ao seu redor. Não importa. Entender sobre este sentimento é também conseguir entender que existe solitude. Acabamos por aprender a olhar para dentro cada vez […]
[…] de pessoas que entendem que por estarem próximas, estão presentes. E eu já me senti altamente sozinho em multidões, assim como já estive muito feliz distante de muita gente importante para minha […]
[…] quietude é diferente de solitude e sobre quem nos acalma dentro da nossa rede de apoio quando […]
[…] E do mínimo, saber viver com você. Solitude. […]
[…] Estar sozinho me levava para solidão, ansiedade e medo… algo que se ressignifica faz 10 anos e me faz, hoje em dia, estar em modo solitude. […]