Você está me ouvindo ou me escutando?

Uma das dificuldades do mundo atual é atenção. Notificações dos celulares nos tiram atenção do aqui agora. Ficamos fixos no que está acontecendo com outras pessoas, e parece que estamos vivendo longe de nós mesmos. Bom… volte!

Eu também estou tentando!🙂

Eu sou um orador. Palestro desde 2002 e venho desenvolvendo habilidades para falar melhor, me comunicar com o público, através de palestras, rodas de conversas, escritos e assim vai.

Desde 2010 venho buscando um outro tipo de conhecimento, de sabedoria… a de perceber mais o que está acontecendo comigo e ao meu redor. Minha busca pela Programação Neurolinguística (PNL) foi e acontece nesta busca por mais percepção, minha e do outro. Melhorar minhas habilidades de comunicação.

Neste processo, também venho aprendendo mais sobre escuta. E sim, entender o jogo interno é uma forma de se escutar. Perceber uma pessoa dançando conosco é uma forma de escuta, do corpo. Perceber a necessidade de uma pessoa que estamos conversando, é escuta.

Não estamos simplesmente ouvindo, mas escutando. Por vezes, conseguimos atender a estes chamados que chegam, acolhendo a necessidade e apoiando.

Muitas pessoas se preocupam em funcionar como propaganda de youtube. Acabam ouvindo os 5 primeiros segundos e pulam para ação. Querem dar opinião. Querem colocar seu ponto de vista. Muitas vezes não precisamos de uma opinião, precisamos apenas de uma escuta.

Eu venho aprendendo a suspender meus julgamentos e dar chance da pessoa que conversa comigo falar mais. Sempre foi algo difícil no meu dia a dia o falar… mas desde que comecei a palestrar e me mostrar mais em público, as dificuldades mudaram de lugar.

Agora vejo esta necessidade por escutar e isto me dá chance de acolher melhor os pedidos e necessidades que aparecem em uma conversa. Aqui estão entrando alguns conhecimentos novos: meditação, comunicação não violenta e um novo olhar nos aprendizados que tenho com a PNL.

“Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular.” — Rubem Alves

Para terminar, uma excelente palestra de Julian Treasure, sobre 5 maneiras de escutar melhor.

— Daniel Wildt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s