Uma das dificuldades do mundo atual é atenção. Notificações dos celulares nos tiram atenção do aqui agora. Ficamos fixos no que está acontecendo com outras pessoas, e parece que estamos vivendo longe de nós mesmos. Bom… volte!
Eu também estou tentando! 🙂
Eu sou um orador. Palestro desde 2002 e venho desenvolvendo habilidades para falar melhor, me comunicar com o público, através de palestras, rodas de conversas, escritos e assim vai.
Desde 2010 venho buscando um outro tipo de conhecimento, de sabedoria… a de perceber mais o que está acontecendo comigo e ao meu redor. Minha busca pela Programação Neurolinguística (PNL) foi e acontece nesta busca por mais percepção, minha e do outro. Melhorar minhas habilidades de comunicação.
Neste processo, também venho aprendendo mais sobre escuta. E sim, entender o jogo interno é uma forma de se escutar. Perceber uma pessoa dançando conosco é uma forma de escuta, do corpo. Perceber a necessidade de uma pessoa que estamos conversando, é escuta.
Não estamos simplesmente ouvindo, mas escutando. Por vezes, conseguimos atender a estes chamados que chegam, acolhendo a necessidade e apoiando.
Muitas pessoas se preocupam em funcionar como propaganda de youtube. Acabam ouvindo os 5 primeiros segundos e pulam para ação. Querem dar opinião. Querem colocar seu ponto de vista. Muitas vezes não precisamos de uma opinião, precisamos apenas de uma escuta.
Eu venho aprendendo a suspender meus julgamentos e dar chance da pessoa que conversa comigo falar mais. Sempre foi algo difícil no meu dia a dia o falar… mas desde que comecei a palestrar e me mostrar mais em público, as dificuldades mudaram de lugar.
Agora vejo esta necessidade por escutar e isto me dá chance de acolher melhor os pedidos e necessidades que aparecem em uma conversa. Aqui estão entrando alguns conhecimentos novos: meditação, comunicação não violenta e um novo olhar nos aprendizados que tenho com a PNL.
“Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular.” — Rubem Alves
Para terminar, uma excelente palestra de Julian Treasure, sobre 5 maneiras de escutar melhor.
— Daniel Wildt
Um pensamento sobre “Você está me ouvindo ou me escutando?”