Sonhe

Sonhar não custa nada. Será? Quanto custa uma hora sua em algo que não faz sentido? Agora, tenho certeza que se você estiver fazendo que gosta muito, podemos falar que esta hora “não tem preço”.

Ao mesmo tempo que ficamos falando sobre sonhar, também vem a questão que precisamos de espaço para fazer o que sonhamos. Ah Daniel, por isto que são sonhos! Não tem tempo!🙂

Vamos fazer uma checagem.

Se eu te pedir para listar em um papel tudo o que você tem que fazer na sua vida. Você consegue montar esta lista? Muitas pessoas quando peço para fazer isto, travam em 4, 5 itens, de tudo o que elas tem que fazer na vida delas.

O pior é que elas tem muito para contribuir, mas algo trava. O que acontece?

Estas pessoas estão tão acostumadas com o piloto automático que não conseguem perceber metas e objetivos no meio do dia a dia. E muito por isto, não conseguem ter foco. E por não ter foco, não alcançam nada de efetivo. Quando alcançam parece algo do acaso.

Ao viver só em rotinas, esquecemos de proteger tempo para poder focar em sonhos, tornando eles projetos ou processos e dar vida, tornando realidade.

E aí vem de novo: Daniel, estou falando, não existe espaço para sonhar! Olha só, preciso terminar isto aqui e depois preciso ir ali pegar uma coisa e depois entregar um relatório e depois ir para casa limpar um armário e depois terminar um outro relatório e quem sabe dormir. Ou limpar a caixa de emails?

Vamos cortar este ciclo de “não” e começar a desenhar um fluxo de realização?

Anote em uma folha tudo o que você quer fazer na sua vida. Normalmente faço o primeiro teste com uma folha A4, mas pode ser folha de algum bloco que você tenha aí. Calma, preciso falar de duas regras.🙂

1) Preciso de 7 minutos focados seus. Sim, só 7 minutos! Depois você pode aumentar, mas como em tudo o que ensino, precisamos começar com experimentos, e quando possível ou necessário, criando restrições. São só 7 minutos, e são intensos. Não pense. Passou pela cabeça, escreve no papel. Sem filtros. Depois em outro momento você pode “eliminar” o que não faz sentido.

2) Esqueça o ter. Mas Daniel, eu quero ter uma casa! Neste caso eu pergunto: o que a casa vai prover? Como você vai se sentir sendo quando estiver com a casa, ou melhor, na casa? Busque estes sonhos, pelos objetivos. Um resultado para ajudar a chegar neste objetivo pode ser a tal casa, mas talvez existam outras ações que podem ajudar neste caminho também. Pense nisto, mas não pare de escrever o que quer fazer.🙂

Ao final? Que bom que você se propôs a usar 7 minutos com você mesmo! Você consegue ver “áreas” diferentes da sua vida? Você pode reorganizar o que possui em diferentes categorias.

Se você quiser falar a respeito deste exercício, quero saber se você conseguiu ver a possibilidade de novos fluxos de interesse. Sei lá, interesse em esporte, em livros e outras coisas que acabam gerando ações no seu dia a dia.

Novos empreendimentos ou planos de carreira podem surgir daí.

— Daniel Wildt (conheça a minha lista de novidades)

Este texto faz parte do livro VivaSeuTempo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s