Iluminação na gravação de palestras

Eu tenho feito alguns testes com iluminação para vídeos de palestras que gravo e este item acaba sendo diferencial muitas vezes na produção de vídeos. Diria que se você não consegue montar uma estrutura mínima é melhor pensar em fazer simplesmente um screencast com slides e sua voz.

Existem algumas outras estratégias para apoiar suas restrições de espaço e tempo e local.

Você pode por exemplo gravar partes onde você aparece em externas, onde normalmente um bom Sol e alguma sombra podem ser suficientes para gerar boas imagens. E depois pode organizar o restante do vídeo usando screencast, gravando seus slides e voz. Ou simplesmente um screencast.

A questão da voz em si também é um diferencial. Muitas vezes vale a pena não confiar na qualidade do microfone da filmadora e ter uma gravação do áudio em separado e depois sincronizar no software de edição. Quando faço gravação de palestras no computador acabo usando o próprio microfone do telefone para buscar uma qualidade no som melhor. A menos que seja um espaço com bom áudio que se possa simplesmente confiar na qualidade da filmadora.🙂

As vezes não tem muito o que fazer quando se precisa dosar iluminação e também a imagem do datashow. Aí o importante é conseguir manter o foco da imagem.

Dicas? Mando duas:

  1. Tem um curso que comprei e que é muito direto, e me ajudou a clarear muito da produção de vídeos, o VideoXpress.
  2. Se você preferir recursos em inglês, tem o site da Wistia sempre muito bom com recursos de iluminação. Exemplo para montar um kit barato para filmagem.

Outros exemplos de vídeos que gravei? Tem uma das aulas que gravei no Cultura de Agilidade que está na rede. E outro exemplo já com recursos mais profissionais que usei na gravação do vídeo do #VivaSeuTempo.

O negócio é experimentar. E nunca perder conteúdo.🙂

— Daniel Wildt (levando mais a sério a gravação dos vídeos, e da manutenção da minha lista. Já está nela?)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s