Entendo que não existe “o processo de aprendizado”. Existem processos de aprendizado, que funcionam com base em contextos que vivemos e baseado nos conhecimentos e percepções que temos do nosso dia a dia. Contexto.
Estamos sempre evoluindo nas diferentes formas de aprender. Algumas podem funcionar melhor quando estamos em imersão. Outras podem ajudar quando queremos sair do zero em algum assunto e ganhar algum conhecimento. E podemos ter alguma prática para ajudar na construção do conhecimento. Exemplo, jogos e esquemas que nos ajudem a rapidamente lembrar e conhecer conceitos.
Em uma conversa com amigos, falando sobre cartões para guiar o aprendizado, lembrei de dois exemplos que tive acesso e achei muito legal. Um sobre design thinking e um sobre métodos ágeis.
Cards para Design:
A primeira vez que tive contato com a IDEO, foi estudando Design Thinking, e nesta busca conheci um app de iPhone da IDEO com os Method Cards. Práticas e técnicas que podemos usar no processo de aprendizado.
Cards para aprender Metodologias Ágeis:
A Industrial Logic desenvolveu cartões para ajudar no aprendizado de eXtreme Programming. E existem jogos que podem ser jogados com estes cartões, ajudando no entendimento do fluxo de trabalho, papéis, valores e conhecendo assim as diversas disciplinas que um time de desenvolvimento de software usando eXtreme Programming tem acesso.
E você, usa algum tipo de jogo com cartões para aprender ou ajudar no ensino de algum assunto?
— Daniel Wildt
Você pode apoiar minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Perguntas e reflexões para trilharmos nossos caminhos, com tranquilidade!