Usabilidade, experiência e interação com os usuários/clientes! Dicas de publicações que eu indico!

Usabilidade e interação são assuntos que deveriam ser de interesse de todos. Todos mesmo. Sem generalização. Pensar em como prover um bom serviço em um site, app, software ou vida real deveria ser preocupação de toda empresa. Permitir canais de acesso para usuários, buscar mais engajamento, criar pessoas interessadas pelas causas que a sua organização acredita e por aí vai. Vou colocar alguns posts nas próximas semanas falando deste tipo de assunto. Selecionei 2 e-books e também algumas coisas que aprendi nestes estudos e práticas.

Como deixar clientes engajados, dicas de usabilidade da galera da Catarinas Design.

Design para a Experiência do Usuário: alguém está fazendo isso por você, livro do Thiago Esser, um dos caras que respeito quando o assunto é Design e Usabilidade.

Das coisas que mais gostei de aprender quando penso em interação com o usuário:

  1. Nada é óbvio. Tudo precisa ser testado com o público alvo do seu aplicativo/site. Encontre na sua base de clientes aqueles que podem servir de base para seus próximos lançamentos e estudos.
  2. Tenha foco no público alvo e saiba quem você não quer atingir. E principalmente quem você quer atingir com o que está construindo.
  3. Direcione as ações dos usuários. Qual é a ação que você quer que ele faça? Não faça o usuário pensar.
  4. Mudou o meio? Da vida real para a web? De web para mobile? Existem novos desafios e oportunidades. E principalmente restrições, de espaço e vontade do seu usuário interagir com o seu produto. Exemplo… pensando em um aplicativo mobile: o usuário vai precisar das duas mãos? Vai precisar usar múltiplos dedos para fazer uma determinada ação? Ele vai estar parado ou andando quando estiver usando o aplicativo? É melhor uma caixa de texto ou fazer alguns botões de opções para facilitar a vida?
  5. Mantenha o usuário atualizado sobre o que está acontecendo mas não precisa travar as ações dele. Você pode usar mensagens que aparecem e saem da tela depois de algum tempo, sem precisar bloquear a interação do usuário. Quando acontecer um bloqueio, ele realmente vai parar para ler e ver o que está acontecendo.
  6. Convenções! Tenha um comportamento padrão para o seu aplicativo, e caso não seja do interesse do usuário, aí ele pode configurar. Só que devemos sempre propor uma forma de funcionamento, que normalmente pode ser a que mais engaja nos seus testes com usuários mais próximos ou é a que você aprendeu através de uma solução de analytics.
  7. Mantenha o canal de comunicação aberto com o usuário e forneça oportunidades de aprendizado e ajuda.
  8. Comece pensando no meio mais restritivo, porque ele pode ajudar no lançamento da primeira versão do produto. Isto seria pensar em restrições imaginando o lançamento para mobile. Alguns sites estão com uma cara mobile. Tenho notado isto no Mailchimp que é a ferramenta que uso para mail marketing.
    Puxa… agora quase em 10… acho que vale um top 10 né? Vou pensar em mais duas.🙂
  9. Quando existir a possibilidade, teste abordagens diferentes. Faça Testes A/B vendo quais interações tem melhor resultado quando apresentada aos seus usuários. Lembre da primeira dica. E lembre que usar ferramentas de analytics ajudam e muito neste processo.
  10. Desenvolta habilidades de usabilidade e experiência de usuário em toda sua equipe. Não é uma atividade isolada. Não é uma atividade de apenas uma pessoa da empresa. Você pode sim ter uma pessoa focada nisto, mas é trabalho dela desenvolver estas habilidades em toda a organização. Vale o princípio de se tornar inútil que eu gosto de usar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s