Criando uma comunidade com conteúdo

Estava conversando com um amigo e comentando sobre o processo que estou fazendo, de desenvolver uma newsletter para avisar quem curte acompanhar o meu trabalho das novidades, palestras, vídeos publicados e outras coisas que podem passar desapercebidas das redes sociais.

E a pergunta que veio foi simples: mas ainda existe mail marketing?

A resposta é sim. E claro, tudo depende do que se quer fazer com o mail marketing. Quero construir uma rede que vai poder receber conteúdo que produzo. Desenvolver e nutrir esta lista é o grande desafio.

Email ainda é um dos meios mais efetivos para comunicação. Tudo bem que podemos fazer isto tendo assinantes de canal no youtube, seguidores no twitter, curtidas de página no facebook, mas ainda, pode ter certeza, nenhum meio é mais efetivo que um bom email enviado. E por isto que precisamos saber como nos comunicar, ter permissão de fazer o envio e tratar de comunicar somente com pessoas interessadas. Por isto a importância de uma política anti-spam.

Tudo isto faz parte do processo de criar produtos. Um livro é um produto, mas poderia ser um software ou um serviço. Criar conteúdo manter contato com as pessoas que possuem interesse é muito importante.

Ter uma lista de emails e desenvolver uma comunidade pode ser tão importante que coloco aqui um vídeo do Jeff Walker, que é uma das referências no processo de lançamento de produtos (aqui no Brasil quem puxa o assunto é o Erico Rocha com a Fórmula de Lançamento). Os dois reforçam muito sobre a importância na construção da lista.

Este processo de montar lista, tem acontecido com os livros que estou escrevendo. Nos dois casos, estou montando uma lista com pessoas interessadas nos assuntos tempo / estilo de vida e user stories / desenvolvimento de projetos / especificações, e tenho a chance de me comunicar com estas pessoas, passando conteúdo exclusivo. E neste caso são conteúdos entregues em formato de livro, mas também pode acontecer com vídeos como os que publico no meu canal do youtube.

Escrever é bom, mas melhor do que isto é escrever para pessoas interessadas em ler e discutir o assunto em questão. Muitas vezes recebo retorno dos emails que envio e tenho a chance de aprender coisas novas e legais que as pessoas que me acompanham me ensinam também.

Contribuição, colaboração, gratidão. E assim o mundo vai seguindo.

— Daniel Wildt (faça parte da minha lista e receba um capítulo do #VivaSeuTempo)

 

One thought on “Criando uma comunidade com conteúdo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s