E o Delphi fez 18 anos

A cada nova tecnologia e a cada nova linguagem aprendida, nos desenvolvemos e melhoramos como profissional e como pessoa. Quando aprendi Java, comecei a desenvolver melhor em Delphi. Quando aprendi Ruby, Python, foi um outro salto com as outras linguagens. O Delphi sempre terá seu lugar, pois foi a linguagem que me permitiu desenvolver muitas habilidades que hoje são muito importantes na minha vida. — Daniel Wildt

No dia 14 de fevereiro o Delphi completou 18 anos da sua criação. Alcançou a maioridade? O produto tem buscado seu espaço novamante. Recentemente foi premiado… tudo ajuda neste processo.

Hoje, 22 de fevereiro, estou completando 34 anos. E parei para pensar um pouco sobre “Eu, Eu mesmo e o Delphi“. Hehe.

Eu comecei a trabalhar Turbo Pascal, Turbo C++ e Turbo Assembler na faculdade em 1996/1997. Em 1996 tive meu primeiro contato com o Delphi 1 através de uma empresa em que atuei com suporte técnico.

Comecei a trabalhar profissionalmente com o Delphi em 1997. E com cada versão uma pequena lembrança:

  • Delphi 1 (programação orientada a eventos, saindo do Turbo Pascal)
  • Delphi 2 (ótimo, mas sem code complete)
  • Delphi 3 (componentes web! e midas começando… code complete!!)
  • Delphi 4 (docking e midas melhorado, na época do inprise… acabei usando muito pouco esta versão)
  • Delphi 5 (yay!)
  • Delphi 6 (saudoso da minha primeira certificação em 2002, também o ano em que iniciei atividades como instrutor oficial da ferramenta, dbExpress!, WebServices!)
  • Delphi 7 (para mim ainda a melhor IDE criada e que até hoje muita gente usa)
  • Delphi 8 (.NET chegando na história, DUnit sendo embarcado na ferramenta, MDA tomando forma com o ECO — Bold nas versões antigas)
  • Delphi 2005 (aqui lembro em um 20 de setembro, feriado no Rio Grande do Sul, quando fui para SP e consegui passar na certificação de Delphi.NET)
  • Delphi 2006 (minha última certificação foi no Delphi 2006 Win32)
  • Delphi 2007, 2009, … e começam os XEs! Chegamos aos dias de hoje!

É um tempo já acompanhando este mundo. Eu agradeço ao Delphi por tudo o que ele me proporciona. Conheci pessoas que são meus amigos e profissionais de mercado que respeito. Pessoas que serviram como modelos para mim, seja desenvolvendo, em atividades de consultoria, coaching ou mesmo quando estou em sala de aula. E uma comunidade que sempre posso contar.

O Delphi também ajudou a me tornar um escritor. Através da ClubeDelphi e ActiveDelphi, pude desenvolver  a escrita técnica e  ajudar a comunidade em diversas ocasiões. Diversos assuntos trabalhados, desde Midas (DataSnap), Decision Cube, RTTI, Automação de Testes com DUnit, até falar sobre Paradox (no artigo “azar eu gosto”), Interbase e outras coisas legais.

Até em programas de TV apareci, em 2005 e 2009 através de entrevistas em eventos em que palestrei.

Sempre bom lembrar destas experiências.

Para dar mais gosto ainda, no ano passado fui convidado para fazer parte do time de MVPs que ajudam a divulgar a ferramenta e engajar a comunidade. Já faço este trabalho desde 2002 quando comecei a trabalhar como instrutor. E formalmente desde 2003 tenho um trabalho de comunidade quando fundei o DUG-RS junto com o Rafael Helm. Hoje tenho como missão neste trabalho de MVP poder compartilhar o uso de práticas ágeis para a comunidade Delphi. Trabalhar conceitos de desenvolvimento orientado a testes, automação em geral, enfim, práticas que ajudem no desenvolvimento de desenvolvedores profissionais. E desenvolvimento de produtos que possam trazer valor efetivo aos clientes que fazem uso dos mesmos.

E era isto. Rumo aos 19 anos Delphi! E eu vou rumo aos 35! Let’s go!

One thought on “E o Delphi fez 18 anos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s