Estação de trabalho? Mantenha a liberdade!

Estava lendo uma matéria e nela um executivo falava a respeito da sua mesa de trabalho. Ele tinha (1) uma pequena biblioteca de livros em um canto da sala, (2) alguns porta retratos, (3) um painel motivacional na sala, (4) equipamentos que apoiavam o seu trabalho como notebook e smartphone, (5) um caderno para anotações e (6) uma folhagem para ter um verde apoiando o escritório e “dando vida”.

Ao comparar a mesa de trabalho dele com o jeito que eu trabalho, achei engraçado, e isto vem um pouco no quanto o profissional de hoje procura mobilidade. Senão vejamos:

1) Eu não tenho espaço para uma pequena biblioteca na minha mesa. Começa que eu não tenho uma mesa no trabalho. Então a minha solução para isto é o Kindle. Até uma boa notícia foi a chegada do livro do Eric Ries que tinha comprado em pré-venda.

2) Não tendo mesa, o porta retrato é o background do meu desktop. Na verdade um mosaico de fotos que montei usando o Picasa. Assim tenho sempre as pessoas que me motivam para lembrar durante o dia.

3) O painel motivacional não tenho, mas isto acho que é parte de se encontrar alguma coisa que possa ajudar no processo. Acho que o principal talvez seja encontrar algo que possa “quebrar” o que estiver ocorrendo e fazer você lembrar do que realmente é importante. Neste caso acho que ao invés de um quadro motivador, o legal é achar alguma coisa que possa gerar umas risadas. 🙂

4) Certamente notebook e smartphone se tornam itens importantes. Eles geram grande parte da mobilidade. Claro que para isto ser realmente útil, internet é um item mais que necessário. É essencial. Nesta lista adiciono o Kindle também. Consigo ler livros no próprio Kindle e também no smartphone e no tablet.

5) Eu tenho um bloco que uso para anotações rápidas. A folha em questão tem que ser transformada em tarefas em algum software de apoio e seguir o seu caminho para ser reciclada o quanto antes. Costumo guardar a folha na carteira ou no bolso da calça. Com esta técnica não se consegue guardar tanta coisa junta. E sobre as tarefas e planejamento do dia, tenho uma folha pequena com a lista de pendências que tenho mais um post-it para ajudar no que é prioritário no dia. Este item é post para outro dia.

6) Eu não tenho uma folhagem perto de onde eu estou, mas tipo… não tenho nenhuma impressora configurada no meu notebook. Acho que isto é um indicativo de ajudar a natureza no melhor estilo que mais ajuda quem não atrapalha certo? Impressão em PDF apenas.

E você, precisa ter um escritório inteiro para guardar suas coisas ou você consegue viver a vida profissional em uma mochila? O que você valoriza nesta história da mobilidade?

— Daniel Wildt (faça parte do meu clube)

One thought on “Estação de trabalho? Mantenha a liberdade!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s