Empreender é arriscado? O que você tem a perder?

As vezes vejo pessoas falando em empreender, nos riscos, e tudo mais… e pergunto! O que impede você de tentar aplicar algumas horas do seu dia em alguma ideia que você entende que pode dar certo?

Li recentemente o livro Rework da 37Signals, empresa de sucesso no desenvolvimento de softwares que não fazem uma série de coisas. E o fato destes softwares não serem capazes de uma série de coisas é que faz esta empresa tão diferente e com tanto sucesso no mercado.

Eles tem foco, eles tem objetivo e eles tem a certeza de que o produto que eles fazem possui um nicho de usuários. E eles trabalham este nicho.

Você já escolheu o nicho que deseja trabalhar?

Para quem é do mercado de TI, você precisa de no máximo R$50 reais para investir em uma primeira idéia. Isto se você quiser investir em um domínio. De resto, você encontra soluções gratuitas e/ou open source, e nas nuvens para ajudar você em tudo o que precisar!

Precisa de um CRM para cuidar do seu negócio? Highrise!

Precisa de um software para gerenciar seu projeto e acompanhar seus planos? Basecamp ou PivotalTracker podem te ajudar!

Precisa publicar sua aplicação? Google App Engine! Heroku!

E você precisa contratar? Para que? Você já tentou fazer sozinho? E você tem pessoas com a mesma identidade que você? Você tem uma empresa que ouve suas ideias e permite que você crie produtos internamente? Pense nisto também.

Eu sempre falo aos meus alunos: nunca deixem de programar. Nunca deixem de treinar. Um diretor que tive me falou, as empresas precisam de poucas pessoas nas suas diretorias, mas as empresas sempre vão precisar de bons programadores, no melhor estilo pragmatic programmers, desenvolvedores atentos no que é importante no desenvolvimento de software. Falo mais sobre “o que é importante” em outro post.

E é no sentimento de “do it yourself” (DIY) que eu acho que as pessoas precisam investir seu tempo. E pensando no início de uma idéia, meu entendimento fecha com o modelo do Getting Real, ou quase… eu entendo que podemos usar um time de até três pessoas para lançar um produto novo. Você não precisa de mais pessoas que isto para fazer as coisas acontecerem. E olhando 37Signals que citei anteriormente, é o modelo dos três mosqueteiros.

E não é procurando soluções mirabolantes, mas procurando as soluções mais simples possíveis (que por acaso são as mais difíceis). Exemplo, converso com colegas de trabalho sobre alguns produtos a serem lançados, mas nenhum produto pode ter mais que 08 horas de desenvolvimento. Como você alcança isto?

A criação de restrições são interessantes para alcançar estas questões. E são 08 horas conscientes de desenvolvimento, nada de eXtreme Go Horse ou algo do tipo.

Com foco, uma bela metáfora, e muita simplicidade! Simplicidade é a arte de maximizar o trabalho que não fazemos. E é isto que precisamos trabalhar em nós mesmos e com os nossos times. O que eu posso fazer, que é muito simples, e pode me ajudar a colocar a cara no mundo e mostrar minha idéia?

O quanto de tempo preciso investir para garantir um produto possível de ser colocado em produção?

Vou precisar virar noites? Não. Tempo é vida. Cuide dela. Você deve modelar um estilo de vida que seja interessante para a qualidade de vida que você deseja.

Durma bem. Esse é um dos desafios que tenho. Conseguir qualidade de sono.

Use 1 hora do seu dia para investir no seu projeto. Use técnicas para gerenciar seu tempo e dar o foco necessário, para que o mínimo de tempo que você tenha seja útil para alguma coisa no seu projeto. Faça coisas mais simples.

Capital de investimento? Será que você precisa? Crie uma restrição! Quem sabe isto ajuda você a lançar uma solução mais rápida?

Trabalhe o mínimo para entregar o máximo. Outra questão interessante é de repente você ler este texto e pensar: mas eu quero criar uma empresa de treinamento. Não posso gastar apenas 1 hora por dia.

Pode sim.

Você pode criar vídeo aulas, iniciar vendendo elas para sites que compram este material. Ou fazer vocês mesmo sua forma de distribuição! Pode virar um parceiro no itunes e vender seus vídeos pela loja da apple. Você pode. Pode usar uma plataforma como e-genial / treinatom. Pode.

Você não precisa de uma sala e um lugar físico para dar treinamento. Não hoje, não agora.

Você pode tentar e atingir um mercado muito maior do que você poderia atingir.

Pense nisto.

6 pensamentos sobre “Empreender é arriscado? O que você tem a perder?

  1. Olá Daniel!

    Muito bom o post!

    Hoje vejo que está cada vez mais difícil da gente arrumar desculpas para não empreender, principalmente no nosso caso, que trabalhamos na área de desenvolvimento de software.

    Basicamente, o que é preciso é uma ideia, determinação e suor. 🙂

    Abraços!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s