Comunidade

De ser comum. Da organização, e também de capacidade de educação disponível.

Cada pessoa dentro de uma comunidade é importante. Cada pessoa no seu papel e capacidade de função, seja de educação ou de ação mais direta nas atividades disponíveis.

Quando vou falar de comunidade, sempre gosto de ir pro lado do que não é. Muita gente tem audiência, com uma liderança única e central… e chama de comunidade.

Não é.

Aí gosto de trazer itens que considero importantes, se temos uma comunidade:

  • Objetivo ou objetivos comuns. É o que une!
  • ⁠São pessoas que cuidam de pessoas!
  • ⁠Existem papéis, que sustentam esse grupo de pessoas em funcionamento (pensando nos objetivos que unem). Pessoas devem assumir estes papéis.
  • Cadência, sobre como as pessoas se conectam, se reunem.
  • ⁠Lembrar que o funcionamento é situacional, e auto organizado. Pessoas esperam heroísmo e nomeiam e rotulam pessoas, por vezes. Estão somente se isentando da responsabilidade de puxar o trabalho quando trabalho existir para ser puxado.

Uma dinâmica que já usei para ajudar na modelagem e entendimento de trabalhos possíveis, foi falar do business model you (derivado do business canvas), adaptado para modelar uma comunidade. Vendo como uma entidade que pode ter ou não despesas e receitas e formas de captar valores. Por vezes somente operar com parcerias e permutas.

Para pensar em planos de uma comunidade já usei o learning canvas, para pensar em um problema de compartilhamento e em como podemos nos ajudar no ensinar e aprender disponível dentro de uma comunidade. Aí neste caso as arquiteturas de aprendizagem de grupos de estudo, pedidos e ofertas e coisas assim podem ajudar a conectar.

Vai existir divergência? Sim, mas lembrar que sobre o divergir, o objetivo é diminuir distâncias e trazer a potência das pessoas para o que importa. De entender papéis disponíveis, ter mais consciência do trabalho e da sua atuação na própria comunidade.

— Daniel Wildt

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.