Ao invés de achar formas de fazer menos, quem sabe começar a fazer mais do que importa?

Tenho testado uma mistura de disponibilidade e preparação.

Por exemplo, ao invés de ficar lutando contra coisas que quero me alimentar menos, eu estou deixando alimentos preparados para consumo no dia vamos dizer assim.

Isso tem me ajudado a fazer mais do que eu quero.

Outra coisa com relação a disponibilidade é deixar materiais próximos de onde eu vou usar. Exemplo, tenho um pad de bateria próximo de mim e tenho conseguido tempos melhores de treino de fundamentos ao invés de ficar reclamando que ainda não remontei minha bateria.

Também é possível pensar em estruturas de aprendizagem, como desafios, para poder garantir um tempo de prioridade para trabalhar, exemplo em um 100 dias de código ou algum desafio parecido.

Amizades? Quer falar e conviver menos com certas pessoas? Onde você quer estar mais? Como você faz isso acontecer de forma intencional, para priorizar onde você quer estar mais presente?

O viver o tempo não é sutileza. É intencionalidade. E não viver o tempo é ou uma questão de sobrevivência ou de escolha. E escolhas tem consequências, a gente já sabe disso. E lembrar que não escolher é uma escolha também.

Se é sobrevivência, por você precisar viver cargas horárias de 12-14-16 horas de atividades por dia para conseguir fazer o que precisa para viver, não tenho o que discutir, só sugerir. Se você consegue ir na linha do pelo menos, ou conseguir oportunidades de trazer parte dos seus estudos e interesses pro dia a dia de atividades, excelente.

A outra coisa é você reclamar que não consegue tempo para estudar, mas escolhe consumir séries de TV e outras atividades que impedem de dar atenção ao que você diz que importa. Aí não tem jeito. Mesma coisa se você não dorme ou se alimenta corretamente e isso impacta sua concentração e gera um cansaço excessivo quando se tenta focar. Neste caso é olhar para a sua fisiologia e das duas uma: (1) aceitar quais são as suas prioridades ou (2) aprender a dizer não para você e suas vontades imediatas.

Que você consiga fazer mais do que tem interesse em fazer, ao tempo que você consegue cuidar da sua natureza e consegue entender onde estão suas fortalezas.

— Daniel Wildt

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.