Por vezes, é o que tem.

Chamo de “pessoas comentaristas de fim de jogo de futebol” aquelas que acham algo errado e sempre possuem uma ideia excelente de como fazer esse algo acontecer… claro, elas trazem essa ideia depois que o algo já aconteceu e já acabou qualquer chance de mudar a direção.

Quem não bate pênalti nunca erra“, sempre gosto de lembrar. E para seguir nas metáforas futebolísticas.

Pode ser que uma pessoa ou equipe precisasse de mais tempo, de mais espaço, de mais qualquer técnica ou recurso ou abordagem possível que faltou, na visão de alguém.

E quando isso acontece é importante um certo alguém chegar e poder dizer:

É o que tem.
— Pessoa realista e presente no presente

E isso não é uma frase para isolar pensamentos ou evitar reflexões, mas para lembrar que naquele dado momento, aquilo que aconteceu foi o possível de acontecer.

Nas metodologias ágeis, antes de iniciar uma retrospectiva, se relembra da primeira diretiva:

“Regardless of what we discover, we understand and truly believe that everyone did the best job they could, given what they knew at the time, their skills and abilities, the resources available, and the situation at hand.”
— Norm Kerth, Project Retrospectives: A Handbook for Team Review

A ideia base é reconhecer que a equipe fez o que foi possível, com o que existia de informação, com as habilidades, capacidades e recursos disponíveis, além claro da situação e contexto em questão.

O ponto é que pessoas comentaristas que citei lá em cima não acreditam nisso. Elas ainda acham que poderia ser diferente, só não fizeram nada quando poderiam ter feito, para algo realmente ser diferente.

Já se viu em situação assim? E quem era você nessa situação?

— Daniel Wildt

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.

Respostas de 2 a “Por vezes, é o que tem.”

  1. Avatar de Nem quero saber como estou – daniel wildt
    Nem quero saber como estou – daniel wildt

    […] forma, seja no silêncio, evitando a drenagem total da minha energia e também para constatar o que tem disponível no […]

  2. Avatar de Solidariedade? – daniel wildt
    Solidariedade? – daniel wildt

    […] falei sobre comentaristas de jogos terminados, e não quero parecer isso. Longe disso, mas fiquei pensando em outros exemplos […]