O que faz drenar sua energia?

Domingos, na parte da noite, me davam calafrios. Eu tinha uma perda de energia significativa quando ouvia a música de abertura de um programa da TV. A semana vai começar. O final de semana se foi.

Eu tinha 20 e poucos anos. Sabia pouco da vida.
Aí achei que tinha achado um jeito de ressignificar isso.
Criei um projeto para me forçar a fazer escrever semanalmente sobre o que eu sentia.

Durante 1 ano, eu escrevi e editei um zine eletrônico. Foram 39 domingos, sendo o último exatamente o domingo um ano depois da primeira edição.

Nos domingos pela noite eu parava para editar, reler, organizar os textos convidados e das pessoas que faziam o projeto comigo. E publicar. Eu criei uma ocupação propósito para o meu domingo.

E passei a não ter mais medo dos domingos.

Antes eu tinha minha energia drenada.
Com o projeto do zine, passei a pular um pouco a vida, nas partes que não me ajudavam.

Nessa época, coisas aconteceram na minha vida… teve um pé na bunda e um novo amor pelo caminho, mas não sei indicar se o projeto nasceu por isso ou antes disso tomar forma de pé na bunda.

Eu dei vazão aos sentimentos pela escrita, e tinha a chance de refletir, contribuir de alguma forma, constituir uma prática em poemas, contos e crônicas. Ao longo deste tempo me descobri com os poemas, prática que sigo hoje em dia. Também na época participava de outros projetos contribuindo com textos e até concursos literários cheguei a participar.

Talvez os problemas todos de antes seguiam ali, mas não sentia minha energia ser drenada, agora não fazia diferença… eu tinha o zine para editar e publicar.

Eu esperava pelos domingos.
O projeto me fez deixar de lado um monte de preocupações.
Ou pelo menos, elas não ganhavam mais prioridade.

Ganhei energia.

Toda vez que eu sinto isso com um projeto paralelo, eu sinto me salvando um pouco.

— Daniel Wildt

P.S.: no dia 09 de abril de 2002, eu escrevi no editorial desse zine “Eu, basicamente quero sair de férias. E por agora, dormir“. Essa frase eu também falei hoje, em 2024, vinte poucos anos depois, pra minha psicóloga. O mundo dá voltas? Parece que sim. Vou dormir.

P.S.: a minha prática de escrita literária, no olhar de poesia, resulta hoje em dia no Diz uma Palavra, livro em que estou colecionando poemas.

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.

One response to “O que faz drenar sua energia?”

  1. Avatar de Nem quero saber como estou – daniel wildt
    Nem quero saber como estou – daniel wildt

    […] a seguir dando vazão ao que acontece dentro de mim de alguma forma, seja no silêncio, evitando a drenagem total da minha energia e também para constatar o que tem disponível no […]