Mapa Pessoal. Qual é o seu mapa mental?

Já pensou no seu mapa pessoal, ou personal map?
Ou seria algo como o primeiro capítulo do seu manual? Uma introdução.

Como as pessoas poderiam lidar com você?

Primeiro vamos falar de mapas mentais. Uma ideia central e depois você começa a contar contextos e expandindo. Nas pontas terão as informações que valem a pena falar ou no caso de quem está montando um mapa mental para estudo, lembrar. O caminho até as informações vamos contando uma história, criando contexto contexto. No meu modo de modelar mapas mentais, eu sempre inicio ele pela 1h da tarde. No mapa de exemplo, eu normalmente inicio em produto, depois viável, depois mínimo.

Palestra sobre MVP no GUDay 2012 da SUCESU-RS. Essa foi a primeira vez que palestrei usando somente um mapa mental. Era para ser sem slides e sem projeção, mas optei por projetar o mapa mental. E foi o início de eu fazer somente palestras somente usando mapas mentais, sem slides.

Voltando ao nosso tópico, dos mapas pessoais. Quando se faz um mapa pessoal, você pode escolher sobre o que quer falar:

  • Hobbies, pode ser útil para conectar com pessoas nas conversas “de corredor” ou naqueles minutos antes de entrar no assunto principal de algum encontro/reunião.
  • Educação, aqui pode ser algo mais formal ou os assuntos que você mais se aprofunda.
  • Principais habilidades, onde estão suas especialidades.
  • Onde você mora, falar da cidade… importante informação para equipes distribuídas, dá um pouco de contexto.
  • Princípios e Valores, pode ser interessante para demonstrar um pouco dos seus limites.
  • Objetivos? Tem algo que vale a pena expor para as pessoas da sua equipe que está no seu processo?

Você pode fazer o seu mapa pessoal em diversos formatos:

  • Documento (texto)
  • Apresentação (slide)
  • Mapa Mental, normalmente apresentado assim na prática do Management 3.0. Na linha que comentei antes, você pode entender que história deseja contar para a sua equipe.

O importante é ter um jeito fácil, que você possa atualizar sobre o seu contexto, conhecimentos e estrutura. Quer dizer, nada impede você fazer uma pintura, fazer algo mais manual e resolver fazer outra versão de tempos em tempos. Eu também comento que tenho a prática de fazer mapas mentais em papel e caneta. Inclusive tenho álbuns com meus mapas mentais.

Mapa Mental feito para uma palestra em Junho de 2020 sobre nossos modos de funcionamento, sobre o tempo, sobre inovação, sobre aprender.

A prática ajuda equipes a se conhecerem ou você saber um pouco sobre que assuntos puxar com uma nova pessoa. Tudo bem que você pode fuçar em linkedin e outras redes sociais, se a pessoa possuir, mas ter um documento onde você demonstra intencionalidade com sua equipe, falando sobre o que importa para você, melhor ainda né?

Assim que eu montar um próximo mapa pessoal, atualizo aqui este post com a minha versão 2024 ok? Farei em breve para um contexto de uma das empresas e aproveitarei para atualizar aqui.

— Daniel Wildt

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.