Caminho que conduz para si mesmo…

…nada repugna tanto o homem do que seguir pelo caminho que o conduz a si mesmo…”

Demian, Hermann Hesse

Todos os dias você vai se julgar.

Todos os dias você vai ser julgado.

E vai acontecer de ser julgado por pessoas que não vão mudar de ideia, não importa o que você faça. E dependendo dos traumas que você passou no seu crescimento, você vai se importar muito com isso.

Precisamos mudar sempre! Mudança e incerteza são as únicas certezas! Pessoas fazem coro por aí, mas não sei vocês. Eu não gosto de mudar.

Cada pessoa vai atuar nos seus processos de forma silenciosa ou forma ativa nessa busca. Na forma silenciosa, a vida meio que joga a pessoa em buracos e situações onde ela é obrigada a vivenciar o que precisa vivenciar. Na forma ativa, pessoas fazem atividades, questionando e querendo aprender mais sobre como operam.

Já estive nos dois modos. Acho que varia com as necessidades que tenho mais presentes em mim no momento. Quando estou em busca de crescimento ou conexão, acabo por criar mais questionamentos sobre como lido com relações ou como lido com os projetos que me fazem querer ampliar minha zona de conforto. Quando estou em outras buscas, meu funcionamento para mudanças vem no modo silencioso.

Mudar é dolorido, por vezes somos levados a mudar. E mesmo quando somos nós querendo conduzir o processo de mudança, ainda assim é dolorido.

— Daniel Wildt

A citação é do livro Demian, de Hermann Hesse.

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.